domingo, 17 de julho de 2011

Vinokourov anuncia aposentadoria

(AFP)
Como era esperado, o cazaque Alexander Vinokourov anunciou neste domingo (17) sua aposentadoria do ciclismo profissional. Há exatamente uma semana, ele sofreu uma grave queda em uma descida, na nona etapa do atual Tour de France, e fraturou o fêmur. Esta temporada já estava prevista como a última de sua carreira.

A informação partiu do próprio Vinokourov, aos microfones da emissora que transmite o Tour. Aos 37 anos de idade, Vinokourov teve um fim de semana antagônico na semana passada: no sábado, foi o camisa amarela virtual por quase toda a etapa, até ser alcançado pelo pelotão no quilômetro final. Já no dia seguinte, sofreu a lesão que encerra sua carreira precocemente.

"Vou continuar a andar de bicicleta, mas como amador e apenas para manter a forma. Com relação a continuar competindo, acho melhor deixar isso para lá", afirmou Vinokourov, quando perguntado se continuaria a competir após recuperar-se da lesão.

A queda aconteceu em uma curva, em uma estrada estreita e que requeria alta velocidade. As câmeras não captaram o momento exato da queda, mas Vinokourov, provavelmente, tentou desviar de outros ciclistas já caídos e acabou indo parar em um barranco ao lado da estrada. Ele não conseguia andar e foi auxiliado pelos companheiros da equipe Astana, para aguardar a ambulância à beira da estrada.

Vinokourov era o capitão da Astana, equipe de seu país da qual foi co-fundador, em 2007, e que tem apoio estatal para sua manutenção. Espera-se que o ex-ciclista continue ligado ao esporte, provavelmente como diretor esportivo ou treinador da equipe.

Profissional desde 1999, Vinokourov tem como suas principais conquistas a Vuelta a España (2006), a Critérium du Dauphiné (1999), duas Paris-Nice (2002 e 2003), o Tour de Suisse (2003), duas Liège–Bastogne–Liège (2005 e 2010), a Amstel Gold Race (2003), um campeonato cazaque (2005) e quatro vitórias de etapa no Tour de France.

Nenhum comentário:

Postar um comentário