quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cavendish confirma favoritismo e vence a primeira no Tour deste ano

Cavendish surpreende Gilbert e vence a etapa (AFP)

Confirmando a fama de ser o ciclista mais rápido do mundo, Mark Cavendish (HTC-Highroad), vindo de trás, conseguiu vencer o sprint final, tirando a vitória que parecia nas mãos de Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto). Com o terceiro lugar, o espanhol Jose Joaquin Rojas (Movistar) conseguiria manter a camisa verde, mas foi punido e a perdeu para Gilbert.

Assim como na edição do ano passado, quando venceu cinco etapas no total, Cavendish obtém sua primeira vitória no quinto estágio da competição. Com os 48 pontos (três da primeira meta volante) que conseguiu com a vitória, Cavendish volta com tudo para a luta pela camisa verde. Rojas havia terminado com 119 pontos e liderava, seguido por Gilbert, Evans e Cavendish, com 118, 90 e 82 pontos, respectivamente. Porém, foi punido por uma fechada em Tom Boonen (Quick Step) e perdeu os sete pontos que venceu na meta volante, deixando a camisa nas mãos de Gilbert.

A briga pela camisa amarela não viu alterações, uma vez que Thor Hushovd (Garmina-Cervélo) e Cadel Evans (BMC) cruzaram a linha de chegada com o mesmo tempo. A briga pessoal entre Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard) e Andy Shleck (Leopard-Trek) também terminou inalterada.

A etapa contou com várias quedas (inclusive de Contador) e alguns abandonos. Christophe Kern (Europcar), campeão francês de contra-relógio, foi o principal nome que deixou a prova. Boonen sofreu uma séria queda e acabou cruzando a linha de chegada com mais de 13 minutos de atraso. Ele chegou a passar bem na meta volante da etapa, cruzando em sexto lugar e ganhando dez pontos.

A etapa contou com duas fugas. A primeira, com quatro atletas, foi neutralizada com mais de 40 quilômetros para a chegada. Em seguida, outro ataque ocorreu, com Jéremy Roy (FDJ) e Thomas Voeckler (Europcar). Esta fuga suportou por mais tempo, sendo neutralizada a menos de dez quilômetros da chegada.

No sprint final, não se viu um trabalho coletivo efetivo, como se viu na terceira etapa com a Garmin. A HTC se desfez, fazendo com que Cavendish sequer fosse enquadrado pelas câmeras do helicóptero em certo momento. Gilbert foi o primeiro a atacar e parecia ter a etapa garantida, mas Cavendish, partindo de trás, teve mais força e conseguiu cruzar a linha antes do belga.

Classificação

1 - Mark Cavendish (HTC-Highroad) 3:38:32
2 - Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto)
3 - Jose Joaquin Rojas Gil (Movistar Team)
4 - Tony Gallopin (Cofidis)
5 - Geraint Thomas (Sky Procycling)
6 - André Greipel (Omega Pharma-Lotto)
7 - Sébastien Hinault (AG2R La Mondiale)
8 - William Bonnet (FDJ)
9 - Daniel Oss (Liquigas-Cannondale)
10 - Thor Hushovd (Team Garmin-Cervélo)

Camisas para amanhã

Amarela: Thor Hushovd (Garmin-Cervélo)
Verde: Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto)
Bolinhas: Cadel Evans (BMC)
Branca: Geraint Thomas (Garmin-Cervélo)
Número amarelo (equipe): Garmin-Cervélo

Nenhum comentário:

Postar um comentário