sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cavendish vence novo sprint e leva etapa, que contou com uma grande queda

Cavendish vence a segunda no Tour (AFP)
Em uma das últimas etapas planas deste Tour de France, Mark Cavendish (HTC-Highroad) se impôs novamente e venceu no sprint final, batendo seu principal oponente nas últimas competições, o italiano Alessandro Petacchi (Lampre-ISD). A etapa contou com uma grande queda, que rachou o pelotão e causou o abandono de um dos favoritos.

A queda (vídeo abaixo) aconteceu quando restavam cerca de 38 quilômetros para a chegada e a velocidade se aproximava dos 50 km/h. Nela, o pelotão se partiu em dois, com cerca de 90 corredores no segundo pelotão levando um atraso de 3 minutos em relação ao primeiro. Bradley Wiggins (Sky), sexto colocado no geral, sofreu séria lesão no braço nessa queda e teve de abandonar, com suspeita de fratura, também, na clavícula. Tom Boonen (Quick Step) e Rémi Pauriol (FDJ) também abandonaram, porém não em função desta queda.



Plana do início ao fim, a etapa não causou nenhuma alteração na disputa pela camisa de bolinhas e pela camisa amarela, que segue com Thor Hushovd (Garmin-Cervélo). Como fez em todas as etapas até aqui, o norueguês cruzou a linha entre os dez primeiros. Ele segue com um segundo de vantagem para Cadel Evans (BMC), vice-líder.

A etapa de amanhã, que conta com duas metas de montanha, deve ser a última de Hushovd com a camisa de líder, como o próprio admitiu durante a semana. Ainda acontecerão quatro outras etapas planas até o fim da volta.

A disputa que segue agitada é a da camisa verde. Jose Joaquin Rojas (Movistar) retoma a camisa, após somar 24 pontos entre a meta volante (sexto a cruzá-la, ganhando dez) e a chegada (nono a cruzá-la, ganhando 14). Em ambas as ocasiões ele cruzou à frente de Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto), então dono da vestimenta. O belga somou apenas 12 pontos no dia e tem agora 156 pontos, contra 167 do espanhol.

Quem subiu bem nessa disputa e é o grande favorito é Cavendish, que somou 11 na meta volante (cruzou em quinto) e 45 na vitória na chegada. Ele tem 150 pontos e é o terceiro. Campeão por pontos no ano passado, Petacchi somou 35 pontos por cruzar a chegada em segundo e é o 11º, com 47 pontos.

Outra camisa que trocou de dono foi a branca, da disputa entre os ciclistas de menos de 25 anos. Com os 3:06 minutos de atraso que levou por ficar no segundo pelotão, Geraint Thomas (Sky), o então dono, caiu para o sexto lugar, 2:58 minutos atrás do novo líder, Robert Gesink (Rabobank).

A vitória de Cavendish foi exatamente o que se viu em quase todos as suas vitórias até aqui. A HTC fez outro trem de embalada fantástico, trazendo o britânico para o ataque nos metros finais. Dali para frente, André Greipel (Omega Pharma-Lotto) e Romain Feillu (Vacansoleil-DCM) tentaram ataques, porém nenhum constante o bastante para vencer o ciclista mais rápido do mundo. Petacchi, que sprintou na roda de Cavendish, não conseguiu sequer emparelhar-se com o adversário.

Classificação

1 - Mark Cavendish (HTC-Highroad) 5:38:53
2 - Alessandro Petacchi (Lampre-ISD)
3 - André Greipel (Omega Pharma-Lotto)
4 - Romain Feillu (Vacansoleil-DCM)
5 - William Bonnet (FDJ)
6 - Denis Galimzyanov (Katusha Team)
7 - Thor Hushovd (Team Garmin-Cervélo)
8 - Sébastien Turgot (Team Europcar)
9 - Jose Joaquin Rojas (Movistar Team)
10 - Sébastien Hinault (AG2R La Mondiale)

Camisas para amanhã

Amarela: Thor Hushovd (Garmin-Cervélo)
Verde: Jose Joaquin Rojas (Movistar)
Bolinhas: Johnny Hoogerland (Vacansoleil)
Branca: Robert Gesink (Rabobank)
Número amarelo (equipe): Garmin-Cervélo


Nenhum comentário:

Postar um comentário