terça-feira, 19 de julho de 2011

Hushovd vence mais uma e Contador desconta mais de um minuto para Andy Schleck

Hushovd vence a segunda no Tour (Pascal Pavani/AFP/Getty)

Novamente fazendo parte da fuga que venceu a chuvosa etapa, o norueugês Thor Hushovd (Garmin-Cervélo) conseguiu sua segunda vitória de etapa neste Tour de France. No sprint final, ele teve a ajuda do gregário Ryder Hesjedal para vencer o compatriota Edvald Boasson Hagen (Sky). Nenhuma camisa mudou de dono, mas a classificação geral está mudada.

A vitória de Hushovd não lhe ajuda muito na classificação geral, mas o coloca na briga pela camisa verde. Ele somou 43 pontos no dia, sendo 30 da chegada e 13 da meta volante e é o quarto na classificação por pontos, com 235. Mark Cavendish (HTC-Highroad) ainda veste a camisa, liderando com 319 pontos.
Contador [esq.] e Evans [dir.] atacam no Col de Manse (AFP)

Mas o grande acontecimento do dia partiu do pelotão. Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard), que defende o título, efetuou uma taque no meio da meta de montanha do dia, acompanhado de Cadel Evans (BMC). Com tal ataque, ele conseguiu descontar 18 segundos do líder geral, Thomas Voeckler (Europcar), e de Fränk Shcleck (Leopard-Trek), e 1:06 de Andy Schleck (Leopard-Trek), seu principal adversário nos últimos anos.

Evans, que acabou cruzando a linha de chegada três segundos à frente de Contador, é o novo vice-líder geral, 1:45 minuto atrás de Voeckler. Fränk e Andy Schleck vêm na seqüência, com 1:49 minuto e 3:03 minutos de atraso, respectivamente. Samuel Sanchez (Euskatel) é o quinto, 3:26 minutos atrás e Contador tem 3:42 minutos de atraso, em sexto lugar.

Contador efetuou o ataque quando restavam cerca de 15 quilômetros para a chegada, na subida do Col de Manse, e a fuga tinha mais de cinco minutos de frente. Ao contrário do que havia acontecido na etapa de sábado, quando todos os favoritos neutralizavam ataques, apenas Evans e Sanchez conseguiram acompanhar Contador hoje. Os irmãos Schleck, Voeckler e Basso permaneceram no grupo.

O topo do Col de Manse se encontrava a 11,5 quilômetros do fim, com uma longa descida até a chegada. Já sem chuva, o grupo de Evans, Contador e Sanchez conseguiu fazer uma boa descida e se distanciar, em média, 30 segundos do camisa amarela.

As próximas três etapas serão de alta montanha e a expectativa é de mais ataques daqueles que ainda estão na disputa pela maillot jaune. No sábado, a grande decisão, no contra-relógio individual. Contador já afirmou que deposita suas fichas na etapa de sábado, mas ainda pode tentar novos ataques até sexta, para diminuir a diferença.

Jelle Vanendert (Omega Pharma-Lotto) e Rigoberto Uran (Sky) permanecem com as camisas de montanhista e branca, respectivamente. A Garmin-Cervélo volta a ser a líder entre as equipes, com a vitória de Hushovd.

Classificação

1 - Thor Hushovd (Team Garmin-Cervélo) 3:31:38
2 - Edvald Boasson Hagen (Sky Procycling)
3 - Ryder Hesjedal (Team Garmin-Cervélo) +0:00:02
4 - Tony Martin (HTC-Highroad) +0:00:38
5 - Mikhail Ignatyev (Katusha Team) +0:00:52
6 - Alan Perez Lezaun (Euskaltel-Euskadi) +0:01:25
7 - Jérémy Roy (FDJ)
8 - Marco Marcato (Vacansoleil-DCM) +0:01:55
9 - Dries Devenyns (Quickstep Cycling Team)
10 - Andriy Grivko (Pro Team Astana)

Camisas para amanhã

Amarela: Thomas Voeckler (Europcar)
Verde: Mark Cavendish (HTC-Highroad)
Bolinhas: Jelle Vanendert (Omega Pharma-Lotto)
Branca: Rigoberto Uran (Sky)
Número amarelo (equipe): Garmin-Cervélo

Nenhum comentário:

Postar um comentário