quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sanchez vence etapa, irmãos Schleck aparecem e Contador sobe

Espanhol comemora vitória da dura etapa (AFP)

A primeira etapa de alta montanha do Tour de France foi movimentada. O espanhol Samuel Sanchez (Euskatel) foi o vencedor e os corredores considerados favoritos à vitória da prova já aparecem entre os dez primeiros.

Além de longa (211 quilômetros), a etapa ainda contou com uma subida de categoria um e duas fora de categoria. Com isso, foram mais de seis horas para a conclusão do percurso.

Muitas posições entre os dez primeiros foram alteradas. Thomas Voeckler (Europcar) manteve a camisa amarela, mas com Fränk Schleck (Leopard-Trek) em sua cola, com 1:49 minuto atrás, e não mais Luis-Leon Sanchez (Rabobank), que teve mais de 17 minutos de atraso. Dois grandes candidatos também entraram no grupo dos dez primeiros: Ivan Basso (Liquigas) e Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard).
Basso finalmente deu as caras e é o quinto colocado geral (© Sirotti)

O espanhol, porém, parece ter tido dificuldades na última subida. Enquanto marcava Andy Schleck (Leopard-Trek) de perto, tentou um pequeno ataque, mas não durou. Para piorar, quando o outro Schleck, Fränk, atacou, ele nada fez e levou 33 segundos do luxemburguês. Ele também terminou 13 segundos atrás de Basso, Cadel Evans (BMC) e Andy Schleck.

Fränk Schleck pode ser considerado, agora, o principal favorito. Com o ataque na marca de três quilômetros para a chegada, ele chegou 40 segundos à frente de Voeckler. Está 1:49 minuto atrás do francês, mas tem vantagem em relação aos concorrentes e pode ter a Leopard-Trek trabalhando por ele daqui para frente.

Contador tem quatro minutos de atraso para o líder geral, sendo o sétimo colocado. Além das várias subidas restantes, sua especialidade, ele ainda tem uma força no contra-relógio individual, na vigésima etapa. Na classificação geral, ele é o sétimo, sendo que largou hoje como o 16º.
Fränk Schleck atacou nos últimos quilômetros e é o vice líder (© Sirotti)

Com a vitória da etapa, Sanchez obteve 40 pontos na última meta de montanha da etapa e é o novo dono da camisa de montanhista, que era de Johnny Hoogerland (Vacansoleil) na largada.

A camisa branca também tem novo dono. Robert Gesink (Rabobank) levou quase 17 minutos de atraso no dia e o francês Arnold Jannesson (FDJ) é o novo líder entre os jovens. Rein Taaramae (Cofidis) é o vice-líder, com 1:37 minuto de atraso.

O bom desempenho dos irmãos Schleck ajudou, também, a caçula Leopard-Trek, que é a nova líder na classificação geral entre as equipes. A camisa verde permanece com Mark Cavendish, que somou nove pontos na meta volante do dia e soma 260 pontos no total.

Amanhã uma etapa curta, de 152,5 quilômetros, mas com três metas de montanha. As duas primeiras de categorias três e quatro, respectivamente, e a última fora de categoria, com 16,4 quilômetros de cumprimento e 7,1% de inclinação média.

Classificação

1 - Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi) 6:01:15)
2 - Jelle Vanendert (Omega Pharma-Lotto) +0:00:07
3 - Fränk Schleck (Leopard-Trek) +0:00:10)
4 - Ivan Basso (Liquigas-Cannondale) +0:00:30)
5 - Cadel Evans (BMC Racing Team)
6 - Andy Schleck (Leopard-Trek)
7 - Damiano Cunego (Lampre-ISD) +0:00:35
8 - Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard) +0:00:43
9 - Thomas Voeckler (Team Europcar) +0:00:50
10 - Pierre Rolland (Team Europcar)

Camisas para amanhã

Amarela: Thomas Voeckler (Europcar)
Verde: Mark Cavendish (HTC-Highroad)
Bolinhas: Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi)
Branca: Arnold Jannesson (FDJ)
Número amarelo (equipe): Leopard-Trek

Nenhum comentário:

Postar um comentário