sexta-feira, 22 de julho de 2011

Rolland vence etapa e camisa branca e Schleck é o novo camisa amarela

Rolland levou a etapa e a camisa branca (AFP)

Em outra bela etapa, que culminou na subida do lendário Alpe d’Huez, o francês Pierre Rolland (Europcar) foi o grande vencedor e ainda conseguiu se tornar o novo dono da camisa branca. Além da branca, duas outras camisas também mudaram de dono, incluindo a amarela.

Após o grande ataque de ontem, Andy Schleck (Leopard-Trek) largou hoje a 15 segundos de Thomas Voeckler (Europcar), o então líder. Porém, finalizou a etapa mais de dois minutos antes do francês e chega ao contra-relógio vestindo a maillot jaune.

A outra camisa que trocou de mãos (pela última vez) foi a de bolinhas. O espanhol Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi) largou como o vice-líder na disputa, atrás do belga Jelle Vanendert (Omega Pharma-Lotto). Durante a etapa, por vencer a meta de montanha intermediária e somar 20 pontos, Andy Schleck se tornou o dono da camisa momentaneamente, mas Sanchez, cruzando a linha de chegada em segundo lugar, somou 32 pontos e foi o campeão na disputa dos montanhistas - não haverá mais metas de montanha. Ele terminou com 108 pontos, seguido de Schleck, com 98, e de Vanendert, com 74.

Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard) teve destaque na etapa. Tentando uma tática semelhante à de Schleck no dia anterior, o espanhol efetuou um ataque ainda na primeira montanha do dia, o Col du Télégraphe. Inicialmente, Schleck, Voeckler e Cadel Evans (BMC) o acompanharam, mas apenas o luxemburguês conseguiu manter-se ao seu lado.

A fuga que continha Contador e Schleck seguiu ditando o ritmo da etapa. Os dois adversários chegaram, inclusive, a se ajudar em diferentes momentos. Enquanto isso, Evans também aumentou o ritmo, deixando Voeckler para trás e visando alcançar Schleck.
Schleck vestiu a maillot jaune (AFP)

No Alpe d'Huez, os dois grupos se juntaram, com Contador, Schleck, Evans, Cunego, Sanchez e Rolland juntos. Mas eis que Contador efetuou um novo ataque e não foi acompanhado. Evans e Schleck ficaram juntos, se marcando.

Contador acelerou muito e chegou a estar dois minutos à frente de Evans e Schleck, o que renovava suas chances para o contra-relógio de amanhã. Mas a duríssima subida, com trechos de mais de 10% de inclinação, freou o espanhol, que foi alcançado por Sanchez e Rolland, que tinham interesses particulares para vencer a etapa.

Nos três quilômetros finais, Rolland acelerou, buscando a vitória e a camisa branca; Sanchez também, visando os pontos da camisa de montanhista e Contador sobrou em relação aos dois. Foi esta a ordem da chegada, com a diferença de Contador para Evans e Schleck diminuindo para pouco mais de 30 segundos.

Neste momento, Andy Schleck lidera a classificação geral, seguido do irmão, Fränk Schleck (Leopard-Trek), a 53 segundos, e Evans, a 57 segundos. Voeckler é o quarto, a 2:10 minutos, Damiano Cunego (Lampre-ISD) é o quinto, a 3:31, e Contador é o sexto, a 3:55 minutos.

O contra-relógio individual deste sábado mostrará um duelo entre Andy Schleck e Evans. Fränk Schleck e Voeckler correm por fora, dependendo de um "dia ruim" de Andy e Evans. Por ser uma disputa individual, Fränk não poderá ajudar o irmão, como normalmente faz e pode sim terminar o dia como campeão do Tour. Contador nunca é carta fora do baralho, mas precisa de um milagre gigantesco para tirar os quase quatro minutos de atraso que tem.

Na disputa por pontos, a posse da camisa verde não se alterou, mas a classificação geral, sim. Pelo segundo dia consecutivo, um grande grupo de corredores - 83 - chegou além do tempo limite, resultando na perda de 20 pontos para cada um dos atletas. Entre eles, o líder e o vice-líder da disputa, Mark Cavendish (HTC-Highroad) e Jose Joaquin Rojas (Movistar), que têm 280 e 265 pontos cada, respectivamente.

A Garmin-Cervélo ainda é a líder na disputa entre as equipes, com quase 12 minutos de frente para a vice-líder, a AG2R La Mondiale.

Classificação

1 - Pierre Rolland (Team Europcar) 3:13:25
2 - Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi) +0:00:14
3 - Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard) +0:00:23
4 - Peter Velits (HTC-Highroad) +0:00:57
5 - Cadel Evans (BMC Racing Team)
6 - Thomas De Gendt (Vacansoleil-DCM)
7 - Damiano Cunego (Lampre-ISD)
8 - Fränk Schleck (Leopard-Trek)
9 - Andy Schleck (Leopard-Trek)
10 - Ryder Hesjedal (Team Garmin-Cervélo) +0:01:15

Camisas para amanhã

Amarela: Andy Schleck (Leopard-Trek)
Verde: Mark Cavendish (HTC-Highroad)
Bolinhas: Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi)
Branca: Pierre Rolland (Europcar)
Número amarelo (equipe): Garmin-Cervélo

Nenhum comentário:

Postar um comentário