quinta-feira, 21 de julho de 2011

Em etapa espetacular, Schleck vence e fica próximo da camisa amarela

Schleck conseguiu vitória inacreditável e fica muito próximo da maillot jaune (AFP)

Na penúltima etapa de alta montanha deste Tour de France, Andy Schleck (Leopard-Trek) saiu vencedor de maneira espetacular e por muito pouco - 15 segundos - não tomou a camisa amarela de Thomas Voeckler (Europcar). Já Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard) fraquejou e se complicou na classificação geral.

A etapa partiu de Pinerolo, na Itália, e contou com três metas de montanha fora de categoria, incluindo a subida do Galibier Serre-Chevalier, nos 23 quilômetros finais. O último quilômetro da subida teve inclinação média de 9%.

A estratégia da Leopard-Trek hoje foi a responsável pela vitória de Schleck. Como não havia se visto em momento algum do Tour, dois atletas da equipe fizeram parte da fuga, que novamente foi enorme, com cerca de 15 atletas. Foram estes Joost Posthuma e Maxime Monfort.

Schleck largou com um atraso de 2:36 minutos em relação a Voeckler e ocupando a quarta colocação geral. Durante quase todo o percurso, o luxemburguês se manteve junto ao grupo que continha Voeckler, Contador, Fränk Schleck (Leopard-Trek), Cadel Evans (BMC), Ivan Basso (Liquigas) e Damiano Cunego (Lampre), entre outros.

Tudo indicava que o grupo aguardaria a chegada da última subida do dia para que os ataques acontecessem. Porém, no meio da segunda subida, o Col d'Izoard, Andy atacou, ainda com 60 quilômetros a percorrer. Pela grande distância para a chegada, o grupo não acreditou no ataque de Andy.
Contador ficou para trás e pode ter dado adeus ao título (AFP)

Eis que os dois companheiros de Andy que estavam na fuga entraram em cena. Posthuma deixou a fuga e esperou Andy, para ajudá-lo no subida até o topo do Col d'Izoard. Após alcançar o topo, Andy começou uma descida de mais de 17 quilômetros. Como as descidas têm se mostrado uma pedra no sapato do luxemburguês, o outro gregário da Leopard na fuga, Monfort, ajudou-o na descida e também em boa parte da última subida do dia, o Col du Galibier.

Com a ajuda dos gregários, Andy viu sua distância para o grupo dos concorrentes aumentar consideravelmente, beirando os quatro minutos em média. Desta forma, ele passava a ser o camisa amarela virtual, tomando-a de Voeckler.

Chegando ao Galibier, a fuga era formada por seis atletas, incluindo Andy e Monfort, enquanto o grupo do camisa amarela tinha mais de quatro minutos de atraso. Schleck não diminuiu o ritmo em momento algum e acabou por ser o único do grupo a "sobreviver" até a linha de chegada, com os outros cinco sendo absorvidos pelo grupo de Voeckler. A diferença de quatro minutos diminuiria gradativamente, com a distância entre Schleck e o grupo chegando a apenas um quilômetro, mas ele venceria de maneira absoluta e aguardaria a chegada dos adversários, para saber se vestiria ou não a maillot jaune.

Uma vez alertados da grande distância de Andy, o grupo do líder aumentou a velocidade, especialmente no Galibier, com Evans na ponta, ditando o forte ritmo. Voeckler, Basso, Fränk e Contador o acompanhavam. Porém, surpreendendo a quase todos, o corredor que primeiro ficou para trás neste grupo foi Contador. O espanhol teve 3:50 minutos de atraso para Andy e cerca de 1:30 minuto atrás do grupo de Voeckler. O francês, por sua vez, foi heróico e conseguiu cruzar a linha de chegada - exausto - a tempo de não perder a camisa amarela.

A classificação geral tem Voeckler na liderança, seguido de Andy Schleck a 15 segundos, Fränk Schleck a 1:08 minuto, Evans a 1:12 minuto, e, mais atrás, Cunego e Basso a 3:46 minutos e Contador a 4:44 minutos.

Voeckler não conteve a alegria de ter mandito a camisa amarela (AFP)

As camisas verde, de montanhista e a liderança entre as equipes permanecem inalteradas, com Mark Cavendish (HTC-Highroad), Jelle Vanendert (Omega Pharma-Lotto) e a Garmin-Cervélo, respectivamente. Mas, depois de muita insistência, Rein Taaramae (Cofidis) é o novo líder entre os jovens. Depois de ver três diferentes ciclistas com a camisa branca e ele sempre na vice-liderança, o corredor da Estônia passa a vestir a camisa.

Grandes decisões podem acontecer amanhã, na última etapa de alta montanha do Tour, com uma subida de categoria um e duas fora de categoria. Contador tem a obrigação de tentar algum ataque, caso ainda tenha a esperança de vencer a volta. Andy pode apenas marcar seus concorrentes, principalmente Evans. O australiano talvez prefira aguardar o contra-relógio de sábado para tentar vencer Andy. Enfim, são infinitas possibilidades e prever o que vai acontecer é impossível, como foi hoje. A única certeza é de que será uma etapa excelente.

Classificação

1 - Andy Schleck (Leopard Trek) 6:07:56
2 - Fränk Schleck (Leopard-Trek) +0:02:07
3 - Cadel Evans (BMC Racing Team) +0:02:15
4 - Ivan Basso (Liquigas-Cannondale) +0:02:18
5 - Thomas Voeckler (Team Europcar) +0:02:21
6 - Pierre Rolland (Team Europcar) +0:02:27
7 - Damiano Cunego (Lampre-ISD) +0:02:33
8 - Rein Taaramae (Cofidis) +0:03:22
9 - Thomas Danielson (Team Garmin-Cervélo) +0:03:25
10 - Ryder Hesjedal (Team Garmin-Cervélo) +0:03:31

Camisas para amanhã

Amarela: Thomas Voeckler (Europcar)
Verde: Mark Cavendish (HTC-Highroad)
Bolinhas: Jelle Vanendert (Omega Pharma-Lotto)
Branca: Rein Taaramae (Cofidis)
Número amarelo (equipe): Garmin-Cervélo

Nenhum comentário:

Postar um comentário