Hagen bate Goss e Hushovd no sprint (© Bettini)
Na que foi a mais longa das etapas do Tour até aqui, 226,5 quilômetros entre Dinan e Lisieux, o norueguês Edvald Boasson Hagen (Sky) foi o vencedor, depois de mais de cinco horas e muitos momentos de chuva.
Com uma subida "chata" no quilômetro final e com o asfalto molhado, muitos velocistas ficaram para trás na hora do sprint. Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto), que tem como força as etapas com subidas no final, esteve entre os dez primeiros e manteve a camisa verde, mesmo com Jose Joaquin Rojas (Movistar) tendo chegado à sua frente.
Hoogerland é o novo dono da camisa de montanhista (© Sirotti) |
O campeão belga conseguiu 18 pontos com a sétima colocação, com mais seis por ter cruzado em décimo a meta volante. Rojas conseguiu nove na meta volante e 22 por ser o sexto a cruzar a linha de chegada. Na classificação geral, Gilbert lidera com 144, contra 143 do espanhol.
Uma alteração de camisas que se viu na etapa de hoje foi na camisa de bolinhas, uma vez que houve três metas de montanha no dia, duas de terceira categoria e uma de quarta. O holandês Johnny Hoogerland (Vacansoleil), que fez parte da fuga, somou três pontos no dia, totalizando agora quatro e tomando a camisa de Cadel Evans (BMC).
O atual campeão, Alberto Contador (Saxo Bank-Sungrad), teve, novamente, um dia de complicações. Além de ter sofrido algumas quedas e lesões em dias anteriores, hoje ele precisou trocar de bicicleta, por problemas mecânicos.
O detentor da camisa amarela, Thor Hushovd (Garmin-Cervélo), conseguiu superar a subida final e cruzou a linha de chegada em terceiro. Como o próprio afirmou, ele acredita que poderá manter a liderança até sábado, quando acontecerá a primeira etapa de média montanha.
Classificação
1 - Edvald Boasson Hagen (Sky Procycling) 5:13:37
2 - Matthew Goss (HTC-Highroad)
3 - Thor Hushovd (Team Garmin-Cervélo)
4 - Romain Feillu (Vacansoleil-DCM)
5 - Jose Joaquin Rojas (Movistar Team)
6 - Arthur Vichot (FDJ)
7 - Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto)
8 - Gerald Ciolek (Quickstep Cycling Team)
9 - Marco Marcato (Vacansoleil-DCM)
10 - Arnold Jeannesson (FDJ)
Camisas para amanhã
Amarela: Thor Hushovd (Garmin-Cervélo)
Verde: Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto)
Bolinhas: Johnny Hoogerland (Vacansoleil)
Branca: Geraint Thomas (Garmin-Cervélo)
Número amarelo (equipe): Garmin-Cervélo
Nenhum comentário:
Postar um comentário