sexta-feira, 15 de julho de 2011

Em uma perseguição de 30km, Hushovd alcança fuga e vence etapa

Norueguês vence nona etapa de Tour da carreira (AFP)
Em uma grande perseguição, Thor Hushovd (Garmin-Cervélo) conseguiu, quase que sozinho, superar Jérémy Roy (FDJ), que liderava a fuga da etapa, para cruzar a linha em primeiro lugar. O ex-camisa amarela chegou a estar dois minutos atrás do francês, mas conseguiu alcançá-lo nos quilômetros finais.

Na nona vitória de etapa de Tour na carreira, Hushovd teve mais de sete minutos de vantagem em relação ao pelotão, mas sequer está perto de recuperar a maillot jaune. Ele ainda está quase 30 minutos atrás do líder Thomas Voeckler (Europcar).

Entrando em uma fuga antes da metade do percurso, Roy venceu duas das três metas de montanha do dia, somando 21 pontos. 20 destes foram na montanha fora de categoria, o Col d'Aubisque. Com a pontuação, ele passa a liderar a disputa pela camisa de montanhista, com 45 pontos. Samuel Sanchez (Euskatel), que largou com ela hoje, é o segundo, com 40 pontos.

Roy fez seu principal ataque na maior subida do dia, o Col d'Aubisque, juntamente ao compatriota David Moncoutie (Cofidis). Hushovd, que não tem as subidas como especialidade, ficou para trás. Os dois franceses subiram, venceram a meta de montanha e começaram a descida de 30 quilômetros.
Mesmo não vencendo, Roy ficou com a camisa de montanhista (© Sirotti)

Roy se desgarrou de Moncoutie, com cerca de um minuto de frente. Hushovd enquanto isso alcançou Moncoutie e os dois desceram juntos. Os últimos 15 quilômetros da etapa foram em terreno plano e Roy, sozinho, viu sua vantagem para os dois concorrentes apenas diminuir.

Quando alcançou Roy, a três quilômetros da chegada, Hushovd ainda teve pernas para atacá-lo e vencer com tranqüilidade, com dez segundos de vantagem para Moncoutie e 26 para Roy.

As camisas verde e branca não trocam de donos, permanecendo com Mark Cavendish (HTC-Highroad) e Arnold Jannesson (FDJ), respectivamente. Alessandro Petacchi (Lampre), campeão por pontos no ano passado, mas muito mal neste ano, obteve 19 pontos hoje, entre a meta volante e a chegada. Porém ele está quase 200 pontos atrás de Cavendish na classificação.

Se não foi o bastante para recuperar a camisa amarela, a vitória de Hushovd ajudou a Garmin-Cervélo, que agora volta a ser a melhor na classificação entre as equipes.

Classificação

1 - Thor Hushovd (Team Garmin-Cervélo) 3:47:36
2 - David Moncoutie (Cofidis) +0:00:10
3 - Jérémy Roy (FDJ) +0:00:26
4 - Lars Ytting Bak (HTC-Highroad) +0:05:00
5 - Jérôme Pineau (Quickstep Cycling Team) +0:05:02
6 - Edvald Boasson Hagen (Sky Procycling) +0:05:03
7 - Vladimir Gusev (Katusha Team) +0:05:08
8 - Alessandro Petacchi (Lampre-ISD) +0:05:16
9 - Maarten Tjallingii (Rabobank Cycling Team)
10 - Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto)

Camisas para amanhã

Amarela: Thomas Voeckler (Europcar)
Verde: Mark Cavendish (HTC-Highroad)
Bolinhas: Jérémy Roy (FDJ)
Branca: Arnold Jannesson (FDJ)
Número amarelo (equipe): Garmin-Cervélo

Nenhum comentário:

Postar um comentário