quarta-feira, 27 de julho de 2011

Arquivo do Tour de France 2011

Evans, ao centro, o grande vencedor (Getty Images)

Abaixo, confira os textos que fiz, relatando todas as etapas do Tour de France 2011. Apesar das duas semanas iniciais não terem proporcionado grandes emoções, a semana final compensou tudo isso e, como sempre, tivemos um Tour memorável.

Evans mostrou muita vontade em todas as subidas e fez um contra-relógio individual absolutamente perfeito, quase vencendo-o. Andy Schleck ainda peca pela inexperiência. Após o grande ataque na etapa 18, ele "se acomodou" com a diferença de cerca de um mnuto para Evans e não tentou novo ataque. Ele pagou caro, mas, como Lance Armstrong escreveu em sua biografia, "o ciclismo é um esporte que envergonha os jovens".

Mark Cavendish, como de costume, teve um espetacular desempenho. Com 26 anos, ele já acumula 20 vitórias de etapa em sua carreira. Como no Giro d'Italia, ele foi acusado de se aproveitar do carro de sua equipe para subir as montanhas, mas nenhuma imagem comprova. Verdadeiras ou não, tais acusações não tiram - para mim - os méritos de sua camisa verde. Ninguém o vence no sprint.

Thomas Voeckler se tornou herói nacional. Por nove dias, o "francesinho" foi o dono da maillot jaune, dando tudo de si em momentos que todos o davam como derrotado. Ele manteve a camisa como um leão e teve reconhecimento. Na chegada à cidade de Lisieux, onde correria uma pequena volta local na última terça-feira, ele foi recebido por mais de 40 mil espectadores, na que foi chamada "voecklermania" pela imprensa francesa.

Alberto Contador, uma grande decepção para a maioria, sofreu. Já na primeira etapa, se envolveu em uma queda que lhe deu mais de um minuto e meio de atraso. Mais à frente, ele sofreu nova queda, que lhe deu uma contusão no joelho. Não duvido que ele estivesse vestindo amarelo no último domingo, caso essas coisas não acontecessem. Mas aconteceram. A corrente de Andy Schleck no ano passado que o diga...

Enquanto a largada do Tour 2012 ainda está longe, relembre o que ocorreu em território francês neste mês.

Etapa 1

Etapa 2

Etapa 3

Etapa 4

Etapa 5

Etapa 6

Etapa 7

Etapa 8

Etapa 9

Etapa 10

Etapa 11

Etapa 12

Etapa 13

Etapa 14

Etapa 15

Etapa 16

Etapa 17

Etapa 18

Etapa 19

Etapa 20

Etapa 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário