terça-feira, 5 de julho de 2011

Evans leva a etapa, Hushovd mantém a amarela e Contador ressurge

Contador (esq.) chega a celebrar a vitória, mas Evans levou por centímetros (AFP)

Em uma etapa que precisou do photo finish para a definição, Cadel Evans (BMC) foi o vencedor, com uma diferença de centímetros para Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard). A vitória do australiano, porém, não foi o suficiente para dar-lhe a camisa amarela, pois seu atual detentor, Thor Hushovd (Garmin-Cervélo), cruzou a linha com o mesmo tempo.

Contador deu sinais de vida. Com um ataque na subida da reta final da etapa, o atual campeão mostrou que o atraso que levou em função da queda na primeira etapa não deverá ter sido o bastante para tirar-lhe da disputa pelo tetracampeonato.

Mais importante do que cruzar a linha a milésimos de segundos do vencedor, Contador viu seu principal concorrente, Andy Schleck (Leopard-Trek), chegar oito segundos depois. O espanhol ainda está longe, com 1:42 minuto atrás de Hushovd, mas aguarda a chegada das etapas de montanha para subir na classificação.

Outro corredor heróico na etapa de hoje foi Hushovd. Antes da etapa de ontem, ele declarou que acreditava que perderia a camisa amarela no dia de hoje, devido à subida nos dois quilômetros finais. Porém, lá estava ele no sprint final, não deixando Evans tirar sua vantagem de um segundo.

Phillipe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) era o favorito para a vitória da etapa, mas não conseguiu manter o ataque que iniciou na reta final. Ele deu adeus, inclusive, à camisa de bolinhas, que passou para Evans, vencedor da meta de montanha do quilômetro final.

O photo finish que definiu a etapa (Reprodução)

Uma fuga de cinco atletas se formou durante a prova. A diferença do pelotão para ela foi, em média, de dois minutos. Mas por contar com uma estrada estreita, o pelotão demorou mais do que o esperado para adquirir uma velocidade maior, visando neutralizar a fuga. Isso aconteceu apenas perto da marca de cinco quilômetros para a chegada.

A partir daí, começou o trabalho coletivo de cada equipe, até a chegada do Mûr-de-Bretagne, subida de categoria três nos dois últimos quilômetros da etapa. Nesta ordem, tentaram ataques Gilbert, Contador e Evans. Cruzando a linha de chegada, Contador conseguiu se emparelhar com o australiano, chegando até a levantar o braço em comemoração pela vitória, mas o photo finish mostrou que a roda de Evans cruzou primeiro a linha.


Classificação

1 - Cadel Evans (BMC Racing Team) 4:11:39
2 - Alberto Contador Velasco (Saxo Bank Sungard)
3 - Alexandre Vinokourov (Pro Team Astana)
4 - Rigoberto Uran Uran (Sky Procycling)
5 - Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto)
6 - Thor Hushovd (Team Garmin-Cervélo)
7 - Fränk Schleck (Leopard Trek)
8 - Samuel Sanchez Gonzalez (Euskaltel-Euskadi)
9 - Jurgen Van Den Broeck (Omega Pharma-Lotto)
10 - Andreas Klöden (Team RadioShack)

Camisas para amanhã

Amarela: Thor Hushovd (Garmin-Cervélo)
Verde: Jose Joaquin Rojas (Movistar)
Bolinhas: Cadel Evans (BMC)
Branca: Geraint Thomas (Garmin-Cervélo)
Número amarelo (equipe): Garmin-Cervélo

Nenhum comentário:

Postar um comentário