sábado, 9 de julho de 2011

Na fuga, Rui Costa leva etapa e Hushovd surpreende, mantendo a amarela

Português Rui Costa supera montanha e leva a vitória na etapa (AFP)

Na primeira etapa de média montanha deste Tour de France, o português Rui Alberto Costa (Movistar) foi o vencedor, sendo parte da fuga que se formou no quilômetro três da etapa e suportando até a linha de chegada. Surpreendendo a muitos, Thor Hushovd (Garmin-Cervélo) conseguiu manter a camisa amarela, superando as metas de montanha, que não são a sua característica.
Hushovd ainda vestirá amarelo no domingo (© Sirotti)

O norueguês se manteve bravamente junto ao pelotão de seus principais concorrentes, Cadel Evans (BMC), Fränk e Andy Schleck (Leopard-Trek), e não sucumbiu às quatro metas de montanha da etapa, como era de se esperar de um velocista como ele.

Porém, foi por muito pouco que o campeão mundial não deu adeus à maillot jaune. Quando restavam 25 quilômetros para a chegada, Alexandre Vinokourov (Astana) atacou, mantendo, em média, uma distância de 40 segundos do pelotão e de um minuto atrás dos quatro atletas da fuga. Em todo o tempo que se manteve à frente do pelotão, Vinokourov foi o camisa amarela virtual. Mas, na subida final, ele não conseguiu manter a distância e foi alcançado pelo pelotão.

Além do vencedor Costa, a fuga foi composta por Tejay Van Garderen (HTC-Highroad), Cyril Gautier (Europcar) e Christophe Riblon (Ag2r). O americano Van Garderen cruzou a meta de montanha mais importante do dia em primeiro, somando cinco pontos e assumindo a camisa de bolinhas.
Vinokourov foi o camisa amarela virtual por alguns instantes (© Sirotti)

No duelo particular entre Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard) e Andy Schleck, o luxemburguês se mostrou atento, ao contrário do que aconteceu na quarta etapa, quando não conseguiu responder ao ataque do espanhol e o viu tirar oito segundos de sua vantagem. Hoje, Contador partiu para o ataque, mas Schleck não desgrudou de sua roda.

O último 1,5 quilômetro da etapa foi em uma montanha de categoria três, com inclinação média de 7,6%. Foi ali que Vinokourov foi alcançado e onde todos acreditavam que Costa também seria. Mas mesmo sozinho o português reuniu forças para alcançar o topo e vencer a etapa.

12 segundos após Costa, chegava Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto), cruzando em segundo e somando pontos para retomar a camisa verde. Além dos 35 pontos ganhos na chegada, ele também havia ganhado seis em uma meta volante no meio do percurso. Agora, ele tem 187 pontos, contra 172 de Jose Joaquin Rojas (Movistar), que somou apenas cinco pontos, na meta volante. O pelotão chegou três segundos após Gilbert, com Evans e Hushovd incluídos.

Gilbert recupera a camisa verde (© Sirotti)

Na luta pela camisa branca, o líder Robert Gesink (Rabobank) tomou mais de um minuto de atraso para Geraint Thomas (Garmin-Cervélo), que era o melhor entre os jovens até a queda do pelotão na sexta-feira, que causou um atraso de mais de três minutos a cerca de 90 ciclistas. Thomas, agora, tem 1:50 minutos de atraso na classificação geral pela camisa de Gesink, mas vem correndo melhor que o holandês de uma forma geral.

A etapa de amanhã, última antes do primeiro dia de descanso do Tour, será longa (208 quilômetros) e contará com uma meta volante e oito metas de montanha, incluindo uma no quilômetro final. Será o maior desafio de Hushovd até aqui e uma oportunidade para seus concorrentes tomarem-lhe a maillot jaune.

Classificação

1 - Rui Alberto Costa (Movistar Team) 4:36:46
2 - Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) +0:00:12
3 - Cadel Evans (BMC Racing Team) +0:00:15
4 - Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi)
5 - Peter Velits (HTC-Highroad)
6 - Dries Devenyns (Quickstep Cycling Team)
7 - Damiano Cunego (Lampre-ISD)
8 - Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard)
9 - Andy Schleck (Leopard-Trek)
10 - Fränk Schleck (Leopard-Trek)

Camisas para amanhã

Amarela: Thor Hushovd (Garmin-Cervélo)
Verde: Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto)
Bolinhas: Tejay Van Garderen (HTC-Highroad)
Branca: Robert Gesink (Rabobank)
Número amarelo (equipe): Garmin-Cervélo

Nenhum comentário:

Postar um comentário