sábado, 2 de julho de 2011

Quebra de pelotão ajuda e Phillipe Gilbert vence primeira etapa do Tour

(AFP)

Confirmando a excelente fase que vive neste ano, o belga Phillipe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) foi o vencedor da etapa de abertura do Tour de France deste ano. Uma queda que quebrou o pelotão a menos de dez quilômetros da chegada tirou alguns favoritos da disputa, entre eles Alberto Contador (Saxo Bank-SunGard), que levou mais de um minuto de atraso.

A etapa foi plana, de 191 km entre Passage du Gois e a subida do Mont des Alouettes, com uma chegada em subida de categoria 4. Gilbert venceu com três segundos de vantagem para o segundo colocado, Cadel Evans (BMC). Thor Hushovd foi o terceiro. O melhor colocado entre os jovens foi o britânico Geraint Thomas (Sky), que ficou com a camisa branca.

(www.letour.fr)

A fuga que se formou no início da prova foi de apenas três corredores. Eram eles os franceses Jérémy Roy (FDJ) e Perrig Quemeneur (Europcar) e o holandês Lieuwe Westra (Vacansoleil). Quando restavam cerca de 70 quilômetros para o fim, houve a maior diferença entre os dois grupos, de 5:45 minutos.

O pelotão, que viu várias quedas de atletas durante a etapa, começou a se organizar para alcançar a fuga e o fez à marca de 18 quilômetros para a conclusão da etapa.

A cerca de 9 quilômetros para o fim, com o pelotão em alta velocidade rumo à chegada, um ciclista da Astana colidiu com um dos espectadores à beira da estrada e causou uma queda generalizada no pelotão. Com isso, houve a quebra do grupo, retirando alguns favoritos da disputa.

(AFP)

Contador (foto), o atual campeão e grande favorito, se viu na metade do pelotão que ficou para trás após a queda, cerca de 40 segundos atrás da primeira metade. No grupo da frente, se encontravam seus principais concorrentes, como Andy Schleck e Fabian Cancellara (ambos da Leopard-Trek), Gilbert e Evans.

Mesmo com os ataques de Evans e Cancellara, Gilbert, contando com seus gregários, teve uma facilidade tremenda para batê-los na pequena subida do quilômetro final e vencer a etapa. Evans e Hushovd chegaram em seqüência. Contador teve 1:20 minuto de atraso.




Classificação

1 - Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) 4:41:31
2 - Cadel Evans (BMC) +0:00:03
3 - Thor Hushovd (Garmin-Cervélo) +0:00:06
4 - Jose Joaquin Rojas Gil (Movistar)
5 - Jurgen Van Den Broeck (Omega Pharma-Lotto)
6 - Geraint Thomas (Sky)
7 - Andreas Klöden (RadioShack)
8 - Rein Taaramae (Cofidis)
9 - Christopher Horner (RadioShack)
10 - Tony Martin (HTC-Highroad)

Nenhum comentário:

Postar um comentário