domingo, 10 de julho de 2011

Com dois acidentes graves, nona etapa tem vitória de Sanchez e camisa amarela para Voeckler

Sanchez comemora vitória conturbada e dedica à mulher, grávida (AFP)

Em uma etapa com um atropelamento absurdo dos atletas da fuga, o espanhol Luis-Leon Sanchez (Rabobank) foi o vencedor. Mas quem mais ganhou no dia foi o francês Thomas Voeckler (Europcar), novo camisa amarela, que foi o segundo a cruzar a linha de chegada, 6:42 minutos à frente de Thor Hushovd (Garmin-Cervélo), o então líder. Outro acidente grave causou o abandono de alguns atletas, incluindo Alexandre Vinokourov (Astana).

A fuga, que se formou na marca de 40 quilômetros da etapa, era composta por Voeckler, Sanchez, Sandy Casar (FDJ), Juan Antonio Flecha (Sky) e Johnny Hoogerland (Vacansoleil-DCM). Com uma média de cinco minutos de vantagem para o pelotão - e já com Voeckler como virtual camisa amarela -, o grupo seguia trabalhando em conjunto para a vitória da etapa.
Hoogerland, após ser arremessado para fora da estrada (© Bettini)

Porém, quando ainda restavam 35 quilômetros para o fim, um carro da televisão francesa atingiu Flecha, derrubando-o e causando a conseqüente queda de Hoogerland, que foi arremessado em uma cerca de arames e caiu em uma propriedade rural à beira da estrada (foto). Os outros três membros da fuga escaparam da queda e foram os primeiros a cruzar a linha de chegada, mas, com muitos ferimentos, Flecha e Hoogerland acabaram cruzando a linha entre os últimos, com mais de 16 minutos de atraso.

Outro acidente grave aconteceu anteriormente, quando ainda restavam 99 quilômetros para o fim. As câmeras, aparentemente, não captaram o momento exato do acontecido, mas ele aconteceu em uma curva estreita, que requeria alta velocidade do pelotão. Na chão se pôde ver os atletas David Zabriskie (Garmin-Cervélo) e Frederik Willems (Omega Pharma-Lotto). Mas, além deles, Vinokourov acabou também se envolvendo na queda, sendo lançado para fora da estrada, em um barranco. Ele fraturou o fêmur, deixou a prova, mas passa bem.
Vinokourov abandona o Tour após fratura do fêmur (© Bettini)

Voltando à parte boa da etapa, a corrida, Voeckler é o novo dono da camisa amarela. Hushovd, que a usava desde o contra-relógio de equipes da segunda etapa, finalmente "abriu o bico". As oito metas de montanha da etapa fizeram o norueguês chegar com 6:47 minutos de atraso. Voeckler, que já havia tentado fugas em etapas anteriores, veste a maillot jaune pela primeira vez desde 2004, com 1:49 minuto de vantagem em relação ao vice-líder geral, Sanchez, e a 2:26 minutos do terceiro, Cadel Evans (BMC).

Outro vitorioso no dia foi Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto), que cruzou a linha de chegada em quarto, logo após os três atletas restantes da fuga. Ele agora é nono colocado no geral, com 2:55 minutos de atraso, mas é líder ainda mais isolado da camisa verde, com 217 pontos no total.
Hoogerland chorou, ao receber a camisa de montanhista (© Bettini)

A camisa de montanhista troca de mãos. Antes de se envolver no atropelamento, Hoogerland havia vencido quatro das oito metas de montanha do dia, somando um total 18 pontos. No geral, ele tem 22 pontos, enquanto o vice-líder, Voeckler, tem 16. Hoogerland, por enquanto, não tem a posse da camisa ameaçada: amanhã, haverá a folga e, nos dois dias seguintes, as etapas serão planas.

Inalterada a posse da camisa branca, que permanece com Robert Gesink (Rabobank). O vice-líder nessa disputa, Rein Taaramae (Cofidis), foi o melhor da etapa entre os jovens, tirando oito segundos da vantagem de Gesink. Agora, o holandês está 51 segundos à frente de Taaramae.

A "vitória" de Voeckler contribuiu para que a Europcar assumisse a liderança geral entre as equipes. A então líder Garmin-Cervélo é a quinta colocada neste momento. Amanhã, dia de descanso para os competidores e de curativos e repouso para muitos deles...

Classificação
Voeckler deu, literalmente, pulos de alegria ao receber a amarela (© Bettini)

1 - Luis Leon Sanchez (Rabobank) 5:27:09
2 - Thomas Voeckler (Team Europcar) +0:00:05
3 - Sandy Casar (FDJ) +0:00:13
4 - Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) +0:03:59
5 - Peter Velits (HTC-Highroad)
6 - Cadel Evans (BMC Racing Team)
7 - Andy Schleck (Leopard-Trek)
8 - Tony Martin (HTC-Highroad)
9 - Fränk Schleck (Leopard-Trek)
10 - Damiano Cunego (Lampre-ISD)

Camisas para terça-feira

Amarela: Thomas Voeckler (Europcar)
Verde: Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto)
Bolinhas: Johnny Hoogerland (Vacansoleil-DCM)
Branca: Robert Gesink (Rabobank)
Número amarelo (equipe): Europcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário