sábado, 23 de julho de 2011

Evans é o campeão do Tour de France!

Aos 34 anos, australiano finalmente vence o Tour (AFP)

Em um contra-relógio individual vencido pelo alemão Tony Martin (HTC-Highroad), o australiano Cadel Evans (BMC) deu espetáculo, fez o segundo melhor tempo do dia e, mesmo largando com 57 segundos de atraso para o então líder, sagrou-se o grande campeão do Tour de France de 2011. Foi a primeira vez na história que um australiano venceu a prova.

Andy Schleck (Leopard-Trek) havia assumido a camisa amarela no dia de ontem, após Thomas Voeckler (Europcar) perdê-la. O luxemburguês obteve uma vantagem de 57 segundos sobre Evans e de 53 segundos sobre seu irmão, Fränk Schleck (Leopard-Trek). Os três eram os únicos que ainda haviam chances de terminar com a maillot jaune.
Evans não deu chance a Schleck (AFP)

Evans já havia feito este mesmo trajeto do CRI em Grenoble, na prova Critérium du Dauphiné, em junho. À época, ele teve o sexto melhor tempo, 1:20 minuto atrás do mesmo vencedor, Martin.

O australiano foi o antepenúltimo a largar, antes dos dois irmãos Schleck. Ele manteve um ritmo muito forte e, ao longo da prova, a diferença dele para Andy foi diminuindo ininterruptamente. Em comparação a como Andy pedalava, Evans demonstrou mais ousadia nas curvas, as quais Andy mostrava menor habilidade para fazê-las.

Ainda na metade do trajeto de Evans, quando Andy já havia largado, o australiano já tinha diminuído a diferença inicial para menos de 20 segundos. Não demorou muito para que ele anulasse a diferença e assumisse, virtualmente, a camisa amarela.
Os irmãos Schleck lamentam a perda da maillot jaune (AFP)

Para piorar as coisas para o camisa amarela, Evans não apenas anulou sua desvantagem, como também reverteu-a para vantagem que cresceu sem parar. Ao fim, Evans passou perto de vencer Martin e já aplicava uma vantagem de 1:30 minuto para Andy.

O luxemburguês nada pôde fazer. Evans "humilhou" seus adversários com seu desempenho. Ele voou, sem dar chance alguma. Vitória absolutamente merecida!
Martin, o vencedor do CRI (AFP)

Na outra disputa do dia, o francês Pierre Rolland (Europcar) não foi mais rápido do que o estoniano Rein Taaramae (Cofidis), mas manteve a vantagem que tinha em relação a ele e assegurou a camisa branca, da disputa entre os ciclistas até 25 anos de idade.

A camisa de montanhista já havia sido decidida na etapa de ontem, a última com metas de montanha, e o vencedor foi o espanhol Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi).

Amanhã acontece a última distribuição de pontos para a camisa verde, que contará com uma meta volante e os pontos da chegada, na Champs-Élysées. Mark Cavendish (HTC-Highroad) lidera a briga, com 280 pontos, seguido de Jose Joaquin Rojas (Movistar), com 265.

Classificação

1 - Tony Martin (HTC-Highroad) 0:55:33
2 - Cadel Evans (BMC) +0:00:07
3 - Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard) +0:01:06
4 - Thomas De Gendt (Vacansoleil-DCM) +0:01:29
5 - Richie Porte (Saxo Bank-Sungard) +0:01:30
6 - Jean-Christophe Peraud (AG2R La Mondiale) +0:01:33
7 - Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi) +0:01:37
8 - Fabian Cancellara (Leopard-Trek) +0:01:42
9 - Peter Velits (HTC-Highroad) +0:02:03
10 - Rein Taaramae (Cofidis)

Resultados definitivos

Camisa amarela: Cadel Evans (BMC)
Camisa branca: Pierre Rolland (Europcar)
Camisa de montanhista: Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi)
Número amarelo (equipe): Garmin-Cervélo

A definir amanhã

Camisa verde: Mark Cavendish (HTC-Highroad)

Nenhum comentário:

Postar um comentário