quarta-feira, 20 de julho de 2011

Hagen consegue segunda vitória e Voeckler, novamente, leva tempo dos adversários

Hagen consegue sua segunda vitória neste Tour, a quarta norueguesa (Getty Images)

Começando a escalada dos Alpes, a etapa de hoje teve chegada em território italiano, na cidade de Pinerolo, em Piemonte. Edvald Boasson Hagen (Sky) conseguiu ser o melhor na fuga e, na descida final, venceu a etapa. Mas o destaque do dia foi para Thomas Voeckler (Europcar), que, em função de erros na descida, levou quase 30 segundos de atraso para os concorrentes.

Muitos atletas partiram para a fuga, buscando a vitória da etapa. O grande grupo, com cerca de 15 atletas, se dividiu em três grupos, com Ruben Perez Moreno (Euskaltel) na ponta em boa parte da reta final. Porém, na subida final (o Côte de Pramartino, de categoria dois), o espanhol sucumbiu e foi ultrapassado. O norueguês Hagen alcançou e topo da subida e fez uma excelente descida, cruzando a linha de chegada 40 segundos à frente do segundo colocado, o holandês Bauke Mollema (Rabobank).

O pelotão dos favoritos se manteve junto em boa parte do tempo, até a última subida. Quando o grupo alcançou o topo, Alberto Contador (Saxo Bank-Sungard) partiu para um ataque na descida, ao lado de Samuel Sanchez (Euskaletel), como fizeram no dia anterior.

Voeckler os seguiu, visando não levar tempo dos dois espanhóis. Porém, as fortes curvas da estreita estrada não favoreciam à alta velocidade com que Voeckler (e alguns outros corredores) tentou descer. Em uma das curvas, o camisa amarela passou reto, entrando na garagem de uma residência, como outros também o fizeram. Nesse erro, Contador e Sanchez se distanciaram e o restante dos favoritos passou o francês.

No fim, cruzaram a linha juntos Contador, Sanchez, Fränk e Andy Schleck (Leopard-Trek), Cadel Evans (BMC) e Damiano Cunego (Lampre). Voeckler cruzou a linha 27 segundos mais tarde, ao lado de Ivan Basso (Liquigas).

Com esse resultado, Voeckler lidera, com apenas 1:18 minutos de vantagem para Evans, 1:22 minuto para Fränk Schleck, 2:36 minutos para Andy Schleck, 2:59 minutos para Sanchez e 3:15 minutos para Contador. A disputa está completamente aberta entre os seis primeiros colocados.

Nos próximos dois dias, novas etapas de alta montanha, porém com chegada em subidas e não mais em descidas. Apesar da sexta colocação, se espera que Contador efetue ataques para diminuir seu atraso no contra-relógio. Teoricamente, Evans e os irmãos Schleck terão apenas que marcar o espanhol, para manter a vantagem que têm. Será uma disputa boa.

Nenhuma alteração nas outras camisas. A de bolinhas segue com Jelle Vanendert (Omega Pharma-Lotto), apesar de Sylvain Chavanel ter somado 18 pontos no dia. A verde segue com Mark Cavendish (HTC-Highroad), a branca com Rigoberto Uran (Sky) e a Garmin-Cervélo ainda é a líder entre as equipes.

Classificação

1 - Edvald Boasson Hagen (Sky Procycling) 4:18:00
2 - Bauke Mollema (Rabobank Cycling Team) +0:00:40
3 - Sandy Casar (FDJ +0:00:50
4 - Julien El Fares (Cofidis)
5 - Sylvain Chavanel (Quickstep Cycling Team)
6 - Dmitriy Fofonov (Pro Team Astana +0:01:10
7 - Maciej Paterski (Liquigas-Cannondale)
8 - Dmitriy Muravyev (Team RadioShack)
9 - Jonathan Hivert (Saur-Sojasun +0:01:15
10 - Borut Bozic (Vacansoleil-DCM) +0:02:20

Camisas para amanhã

Amarela: Thomas Voeckler (Europcar)
Verde: Mark Cavendish (HTC-Highroad)
Bolinhas: Jelle Vanendert (Omega Pharma-Lotto)
Branca: Rigoberto Uran (Sky)
Número amarelo (equipe): Garmin-Cervélo

Nenhum comentário:

Postar um comentário