domingo, 8 de julho de 2012

Tour de France - ETAPA 8: Pinot, o mais jovem do pelotão, escapa para a vitória na oitava etapa

Pinot consegue a primeira vitória francesa do Tour (letour.fr)
De Belfort a Porrentruy - 157,5km

Na segunda etapa de média montanha deste Tour de France, o vencedor foi Thibaut Pinot (FDJ-BigMat), o ciclista mais jovem do pelotão. O francês pedalou sozinho para a vitória durante os últimos 17 quilômetros da etapa e conseguiu, de forma heróica, a primeira vitória francesa no Tour. A briga pela camisa amarela não teve mudanças.

Pinot fez parte do grupo de 20 corredores que atacaram na marca de 55 quilômetros, que manteve uma vantagem média de três minutos para o pelotão durante a segunda metade da etapa. Destes, o sueco Fredrik Kessiakoff (Astana) se destacou e começou um ataque solo no Côte de Saulcy, a quinta subida do dia. Ele permaneceu na ponta durante cerca de 30 quilômetros, chegando a ter 1:15 minuto de frente para o grupo da fuga e 3:20 minutos do pelotão.

A última subida do dia era a mais dura. O Col de la Croix, apesar de ter apenas 3,7 km de comprimento, possui uma inclinação média de 9,2% e, em seu trecho mais pesado, chega a ter 17%. Kessiakoff começou a escalada com 55 segundos de frente para Pinot e Tony Gallopin (Radioshack-Nissan), os dois homens que se destacaram do grupo da fuga. Kessiakoff perdeu força e viu Pinot diminuir a distância gradativamente, até ultrapassá-lo a poucos metros do fim da subida, a 17km da chegada.

Pelo segundo dia seguido, o atual campeão, Evans, foi o segundo colocado (AFP)
Pinot começou a descida de três quilômetros e, em seguida, um plano de 13 km até a chegada. Neste trecho final, ele foi perseguido por um solitário Kessiakoff e pelo grupo da camisa amarela, que se formou na subida final: Bradley Wiggins, Christopher Froome (ambos da Sky), Cadel Evans (BMC), Denis Menchov (Katusha), Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale), Haimar Zubeldia, Fränk Schleck, Christopher Horner (os três da Radioshack-Nissan) e Jurgen van den Broeck (Lotto-Belisol).

Pinot manteve cerca de um minuto deste grupo no trecho final, mas a diferença foi diminuindo a cada quilômetro. Empurrado pelo diretor de sua equipe, que gritava incentivando-o do carro de apoio, o jovem conseguiu a primeira vitória francesa deste Tour, com 26 segundos de vantagem para o segundo colocado.

No grupo da camisa amarela, Van dn Broeck tentou um ataque nos quilômetros finais, para tentar roubar a maillot jaune, mas foi imediatamente marcado por Evans e pelo restante do grupo. Na reta final, os líderes sprintaram tentando ganhar algum segundo, mas os oito homens tiveram o mesmo tempo.

A única mudança de camisa do dia foi a do prêmio de montanhista. Kessiakoff somou 21 pontos na etapa de hoje, passando à frente de Froome, que havia conseguido a camisa ontem. Rein Taaramae (Cofidis) esteve perto de perder a camisa branca para Pinot ou para Gallopin, mas, no fim, o estoniano conseguiu chegar a tempo para manter a camisa. As camisas amarela e verde não tiveram alterações.

Classificação da etapa

1 - Thibaut Pinot (FRA/BJD-Bigmat) 03h56m10s 
2 - Cadel Evans (AUS/BMC-Racing) a 26s
3 - Tony Gallopin (FRA/RadioShack-Nissan) a 26s
4 - Bradley Wiggins (GBR/Sky-Procycling) a 26s
5 - Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas-Cannondale) a 26s
6 - Jurgen Van den Broeck (BEL/Lotto-Belisol) a 26s
7 - Christopher Froome (GBR/Sky-Procycling) a 26s
8 - Denis Menchov (RUS/Katusha) a 26s
9 - Haimar Zubeldia (ESP/ RadioShack-Nissan) a 26s
10 - Frank Schleck (LUX/RadioShack-Nissan) a 30s

Nenhum comentário:

Postar um comentário