quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tour de France - ETAPA 5: Com nova queda nos quilômetros finais, Greipel vence a segunda seguida

Greipel vence novamente, desta vez batendo Cavendish (letour.fr)
De Rouen a Saint-Quentin - 196,5 km


Pelo segundo dia consecutivo, o alemão Andre Greipel (Lotto-Belisol) foi o vencedor da etapa no Tour de France. E, assim como ontem, a etapa contou com uma queda a menos de três quilômetros da chegada, que conteve dezenas de corredores, incluindo Peter Sagan (Liquigas-Cannondale), o camisa verde, que não pontuou na chegada de hoje.

Se a vitória do alemão de ontem foi menosprezada por alguns pelo fato de Mark Cavendish (Sky) ter sofrido com a queda, hoje isso não ocorreu. O britânico não se envolveu na queda e disputou o sprint com seu principal concorrente. Desta vez, porém, Greipel foi imbatível e superou até os corredores remanescentes da fuga nos 500 metros finais.

Cavendish, assim como fez na segunda etapa, tentou tirar vantagem de alguns adversários para chegar no sprint, mas não teve força para ser mais veloz que Greipel. O campeão mundial foi o quarto a cruzar a linha de chegada, atrás dos ex-companheiros Greipel e Matthew Goss (Orica Greenedge) e do argentino Juan José Haedo (Saxo Bank).

Mas não foi apenas a queda do trecho final que trouxe emoção à etapa. O grupo da fuga, composto por quatro corredores, ficou a poucos segundos de vencer, sendo liquidada apenas dentro do quilômetro final. Matthieu Lagadnous (FDJ-BigMat), Pablo Urtasun (Euskaltel-Euskadi), Jan Ghyselinck (Cofidis) e Julien Simon (Saur-Sojasun) tinham dez segundos de vantagem para o pelotão quando aconteceu a queda e por pouco não conseguiu a vitória.

Quem causou a queda foi um dos fortes sprinters do pelotão, o americano Tyler Farrar (Garmin-Sharp-Barracuda), que acabou sendo o último a cruzar a linha de chegada, mas sem perda de tempo. Mas a queda afetou Sagan, líder da disputa por pontos e portador da camisa verde. Com oito pontos no sprint intermediário, o eslovaco viu Goss, Greipel e Cavendish diminuírem a diferença: ontem, ele tinha 55 pontos de frente para Goss (147 contra 92), mas, hoje, é de apenas 18 (155 contra 137).

As camisas amarela e do prêmio de montanha não tiveram alterações na disputa. Fabian Cancellara (Radioshack-Nissan) e Michael Morkov (Saxo Bank) mantêm suas camisas para amanhã. O americano Tejay Van Garderen (BMC) retém a camisa branca, de melhor ciclista até 25 anos.

Classificação da etapa

1 - André Greipel (Lotto Belisol Team) 4h41min30s
2 - Matthew Harley Goss (Orica GreenEdge)
3 - Juan José Haedo (Team Saxo Bank-Tinkoff Bank)
4 - Samuel Dumoulin (Cofidis)
5 - Mark Cavendish (Sky Procycling)
6 - Tom Veelers (Argos-Shimano)
7 - Oscar Freire Gomez (Katusha Team)
8 - Alessandro Petacchi (Lampre-ISD)
9 - Sébastien Hinault (AG2R La Mondiale)
10 - Yohann Gene (Team Europcar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário