sexta-feira, 6 de julho de 2012

Tour de France - ETAPA 6: Com nova grande queda, Sagan vence pela terceira vez

Eslovaco comemora à la Balotelli em sua vitória (letour.fr)
De Épernay a Metz - 205 km

No último dia antes das montanhas, o dono da camisa verde fez seu papel. Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) venceu sua terceira etapa neste Tour de France e deu mais um grande passo para manter a maillot vert já no primeiro Tour de sua carreira. A etapa contou com outra grande queda que afetou muitos corredores.

Sagan bateu dois de seus principais concorrentes pela camisa no sprint final, Andre Greipel (Lotto-Belisol) e Matthew Goss (Orica-GreeEdge). Agora, o eslovaco totaliza 209 pontos, seguido de Goss, com 178, e de Greipel, com 167.

Mark Cavendish (Sky), assim como na quarta etapa, não pôde estar presente no sprint. Ele se envolveu na queda que aconteceu a 26 km da chegada e teve seis minutos de atraso. O britânico somou dez pontos no sprint intermediário da etapa, o que o manteve na quarta posição da disputa por pontos, com 129 pontos.

Sagan vem fazendo história em seu primeiro Tour (Bettini)
A queda mudou a história do Tour para vários corredores. Naquele momento, a fuga já estava controlada, mas o acidente causou a quebra do pelotão, que se dividiu em dois grupos. O segundo grupo, que tinha, entre outros, Fränk Schleck (Radioshack-Nissan), Edvald Boasson Hagen (Sky), Thomas Voeckler (Europcar) e Cavendish. Boasson Hagen, inclusive, deixou o grupo dos dez primeiros colocados na classificação geral.

No primeiro pelotão, que focou em anular a fuga, sobreviveram favoritos como Fabian Cancellara (Radioshack-Nissan), Cadel Evans (BMC), Bradley Wiggins (Sky), Tejay van Garderen (BMC), Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale) e Ivan Basso (Liquigas-Cannondale). Este grupo manteve cerca de dois minutos e meio de frente para o segundo pelotão.

O atraso do pelotão fez com que a fuga, assim como ontem, chegasse perto de vencer a etapa. O último homem da fuga a ser anulado foi David Zabriskie (Garmin-Sharp-Barracuda), que foi engolido pelo pelotão apenas nos dois últimos quilômetros da etapa.

Então, a Lotto-Belisol assumiu a cabeça do pelotão, para trazer Greipel para a vitória. O trem de embalada da equipe belga se desorganizou nos metros finais. Sagan se aproveitou disso, pegando a roda de alguns gregários da Lotto e chegando inteiro para bater Greipel no sprint. Com Greipel errando uma das marchas nos instantes finais, o eslovaco venceu com quase uma bicicleta de vantagem.

Classificação da etapa


1 - Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) 4h37min00s
2 - André Greipel (Lotto-Belisol Team)
3 - Matthew Harley Goss (Orica GreenEdge)
4 - Kenny Robert Van Hummel (Vacansoleil-DCM)
5 - Juan José Haedo (Team Saxo Bank-Tinkoff Bank)
6 - Greg Henderson (Lotto-Belisol Team)
7 - Alessandro Petacchi (Lampre-ISD)
8 - Luca Paolini (Katusha Team)
9 - Daryl Impey (Orica GreenEdge)
10 - Brett Lancaster (Orica GreenEdge) a 4s

Nenhum comentário:

Postar um comentário