domingo, 15 de julho de 2012

Tour de France - ETAPA 12: Em etapa 'tranqüila' Millar consegue apertada vitória no sprint

Millar garante a quarta vitória britânica neste Tour (Roberto Bettini)
Sexta-feira, 13/07 - De Saint-Jean-de-Maurienne a Annonay Davézieux - 226km

Após a duríssima etapa de montanha da quinta-feira, o pelotão teve um dia "tranqüilo", onde não procurou eliminar o grupo da fuga. Com isso, o britânico David Millar (Garmin-Sharp-Barracuda) foi o vencedor, garantindo a quarta vitória de etapa do país neste Tour de France.

O triunfo serve para mostrar o quanto está bem preparada a equipe britânica para os Jogos Olímpicos de Londres. Além de Millar, que conseguiu sua primeira vitória de etapa desde 2003, também venceram nesta edição Mark Cavendish, Christopher Froome e Bradley Wiggins, os três da equipe Sky. Os quatro corredores, além de Ian Stannard (Sky), formam a equipe que representará a Grã-Bretanha nos Jogos de Londres.

Depois de várias investidas no início da etapa, a fuga que teve sucesso na etapa foi composta por cinco atletas: Millar, Robert Kiserlovski (Astana), Cyril Gautier (Europcar), Egoi Martínez (Euskaltel) e Jean-Christophe Peraud (Ag2r-La Mondiale). O grupo tomou forma logo após a segunda subida do dia, o Col du Granier, a cerca de 120km da chegada.

(Roberto Bettini)
Mesmo após duas subidas de categoria 1 nos primeiros 80 quilômetros e estando na etapa mais longa deste Tour, o grupo foi consistente e, com o conscentimento do pelotão, chegou a abrir 12 minutos de vantagem, finalizando a etapa tranqüilamente.

Nos quilômetros finais, os que tiveram mais forças para se destacar no pequeno grupo foram, nesta ordem, Peraud e Millar. O francês atacou na marca de 2km para o fim, sendo seguido por Millar instantes depois. Nos metros finais, o britânico tomou a dianteira, com Peraud em sua roda. O francês fez novo ataque a 200m da chegada, mas Millar teve mais força para aniquilar o ataque do adversário, se jogando ao chão, ofegante, logo que sua vitória estava garantida (foto).

(Roberto Bettini)
O pelotão chegou quase oito minutos depois, com a briga entre Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) e Metthew Goss (Orica-GreenEdge) pelos pontos da camisa verde ainda restantes. O eslovaco, atual dono da maillot vert, foi superado por Goss no sprint, porém, o australiano cometeu a irregularidade de não fazer um sprint em linha reta, se deslocando para a esquerda, para imediato protesto de Sagan (foto). Com isso, o australiano perdeu uma posição para Sagan no sprint e ainda foi punido com a perda de 30 pontos na classificação.

Classificação da etapa

1 - David Millar (Garmin-Sharp-Barracuda) 5h42min46s
2 - Jean-Christophe Peraud (AG2R-La Mondiale)
3 - Egoi Martinez (Euskaltel-Euskadi) +0:00:05    
4 - Cyril Gautier (Team Europcar)
5 - Robert Kiserlovski (Astana Pro Team)
6 - Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) +0:07:53    
7 - Matthew Harley Goss (Orica GreenEdge Cycling Team)
8 - Sébastien Hinault (AG2R La Mondiale) +0:07:54    
9 - Cadel Evans (BMC Racing Team)
10 - Luca Paolini (Katusha Team)

Nenhum comentário:

Postar um comentário