domingo, 15 de julho de 2012

Tour de France - ETAPA 11: Rolland vence etapa e Evans leva mais de um minuto de Wiggins

Rolland consegue a segunda vitória francesa seguida (AFP)
Quinta-feira, 12/07 - De Albertville a La Toussuire-Les Sybelles - 148km

Mudanças significativas na classificação geral aconteceram hoje, na segunda etapa em montanha deste Tour de France. Pierre Rolland (Europcar) foi o vencedor da etapa, garantindo o segundo triunfo seguido de sua equipe. Mas o destaque da etapa ficou com o mau desempenho do atual campeão, Cadel Evans (BMC).

O australiano terminou a etapa chegando com mais de um minuto de atraso para Bradley Wiggins (Sky), o camisa amarela. Agora, Evans cai para a quarta colocação geral, com 3:19 minutos de atraso para o britânico. Wiggins superou a subida final com a ajuda de seu principal gregário, Chistopher Froome, que chegou a efetuar um ataque a menos de 5km da chegada, mas foi repreendido pela própria equipe, pelo rádio.

Evans teve prejuízo na etapa ( Roberto Bettini)

Assim como aconteceu na etapa anterior, um grande grupo de fuga se formou logo nos primeiros quilômetros, com o vencedor da etapa incluído nele. A princípio, o grupo era composto por 24 corredores, mas foi se decompondo ao longo da etapa, que contou com quatro subidas, incluindo duas fora de categoria e uma de categoria 1 na chegada, totalizando mais de 70 quilômetros de subida.

Rolland, Robert Kiserlovski (Astana) e Chris Anker Sorensen (Saxo Bank), os líderes da corrida, iniciaram a subida do La Toussuire (18 km de comprimento) com 3:30 minutos de vantagem para o pelotão e vantagens menores para vários corredores que foram ficando pelo caminho. Rolland fez o ataque da vitória a 10km da chegada, quase na metade da subida, quando o pelotão já estava 1:15 minuto atrás. Rolland repete a vitória que teve no ano passado, no Alpe d'Huez, na 19ª etapa.

O cumprimento dos dois 'vencedores' do dia (Sirotti)
O La Toussuire também foi recheado de ataques no grupo do camisa amarela, que começou a escalada com 16 homens. Os homens da Sky, que estavam na frente do grupo, não responderam aos primeiros ataques, incluindo o de Jurgen Van Den Broeck (Lotto-Belisol). Mas a equipe se viu obrigada a responder quando Vincenzo Nibali atacou, a 12 km da chegada.

Nibali procurava a camisa amarela, mas foi rapidamente neutralizado pelo grupo. Porém, o italiano não desistiu e atacou novamente, a 10km da chegada e se juntou a Van Den Broeck mais à frente. O ataque representou riscos à maillot jaune de Wiggins, o que fez Wiggins acelerar o ritmo do grupo. Quem sofreu com isso foi Evans, que não suportou e foi deixado para trás. Nibali e Van Den Broeck só foram alcançados a 4,5km da chegada. Froome chegou a fazer um ataque individual, mas foi rapidamente repreendido por sua equipe, voltando a escoltar Wiggins nos quilômetros finais.

Rolland venceu com propriedade, com 55 segundos para o segundo colocado, Thibaut Pinot (FDJ-Bgmat) e 57 segundos para o grupo de Froome, Van Den Broeck, Nibali e Wiggins (nesta ordem de chegada). Evans teve 2:23 minutos de atraso para o francês.

 Classificação da etapa

1 - Pierre Rolland (Team Europcar) 4h43min54s 
2 - Thibaut Pinot (FDJ-Big Mat) +0:00:55     
3 - Christopher Froome (Sky Procycling)
4 - Jurgen Van Den Broeck (Lotto Belisol Team) +0:00:57     
5 - Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale)
6 - Bradley Wiggins (Sky Procycling)
7 - Chris Anker Sörensen (Team Saxo Bank-Tinkoff Bank) +0:01:08     
8 - Janez Brajkovic (Astana Pro Team) +0:01:58     
9 - Vasili Kiryienka (Movistar Team) +0:02:13     
10 - Frank Schleck (RadioShack-Nissan) +0:02:23  

Nenhum comentário:

Postar um comentário