segunda-feira, 2 de julho de 2012

Tour de France - ETAPA 2: Cavendish vence por meia roda e se aproxima da camisa verde


Saindo de trás, Cavendish consegue improvável vitória (letour.fr)
Etapa 2 - 207,5 km - Visé (Bélgica) a Tournai (Bélgica)

Na última etapa em solo belga, o campeão mundial Mark Cavendish (Sky) confirmou seu favoritismo e, no sprint final, levou a terceira etapa do Tour de France, por meia roda. A camisa amarela permanece com Fabian Cancellara (Radioshack-Nissan).

O britânico conseguiu uma vitória "improvável". A 300 metros da chegada, ele tinha um posicionamento desfavorável para o sprint. Ele aproveitou a roda de alguns adversários e conseguiu chegar à dianteira, para disputar com Andre Greipel (Lotto-Belisol), seu "arquirrival", a vitória. Por meia roda, Supermanx conseguiu sua 21ª vitória de etapa em Tours de France.

(letour.fr)


O resultado alavancou Cavendish na disputa pela camisa verde. Além dos 45 pontos ganhos na vitória da etapa, ele ainda somou dez pontos no sprint intermediário, que cruzou em sexto lugar. Ele só não assumiu a maillot vert hoje pois Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) cruzou a linha de chegada em sexto, somando 20 pontos. O eslovaco ainda vestirá verde amanhã, com seus 78 pontos. Cavendish é o vice-líder, com 63, seguido de Cancellara, com 55 (não pontuou hoje).

Na briga pela camisa amarela, nada mudou. Cancellara ainda lidera, seguido de Bradley Wiggins (Sky) e Sylvain Chavanel, ambos a sete segundos do suíço. O grupo dos dez primeiros colocados também não viu mudanças.

A etapa ainda contou com uma meta de montanha, vencida pelo dinamarquês Michael Morkov (Saxo Bank), que já havia vencido outras três na etapa de ontem. Agora, Morkov soma quatro pontos e permanece com a camisa de prêmio de montanha. Na etapa de amanhã, outras seis metas, mas ainda de poucos pontos: quatro de categoria 4 e duas de categoria 3.

Além dos pontos para montanhista que serão concedidos amanhã, a etapa marcará a entrada em solo francês. Ela parte de Orchies e percorre 197 quilômetros até Boulogne-sur-Mer. Uma das metas de montanha do dia de amanhã está na linha de chegada, nos 700 metros finais e com inclinação média de 7,4%, semelhante à etapa de domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário