sábado, 7 de julho de 2012

Tour de France - ETAPA 7: Em fantástico trabalho da Sky, Froome vence etapa e Wiggins veste amarelo

Froome venceu a etapa e a camisa de montanhista (letour.fr)
De Tomblaine a La Planche des Belles Filles - 199km

A equipe Sky teve o que se pode chamar de dia perfeito, na sétima etapa deste Tour de France. O time britânico, que já era o líder na disputa por equipes, conseguiu a vitória da etapa de hoje com Christopher Froome e, também, a camisa amarela para Bradley Wiggins, que estava com Fabian Cancellara (Radioshack-Nissan) desde a primeira etapa.

A chegada da etapa de hoje era uma espécie de surpresa para o pelotão, pois a subida final da La Planche des Belles Filles (categoria 1) nunca havia estado em nenhuma edição anterior do Tour. A subida tinha 5,9 km de comprimento e inclinação média de 8,5% no total, mas com trechos que chegavam até 13% e com os últimos 100 metros apresentando 14%.

Além da Planche des Belles Filles, a etapa ainda contou com duas outras subidas, porém ambas de categoria 3, que não foram problema para o pelotão, que passou toda a etapa controlando a fuga de sete homens que se formou. No quilômetro 103, havia um sprint intermediário, que após de ser cruzado pelos sete homens da fuga, viu Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) disparar para ser o primeiro do pelotão a cruzá-lo. O eslovaco cruzou em oitavo, somando oito pontos e se isolando ainda mais na posse da camisa verde.

Durante a segunda metade do percurso, o tempo de vantagem da fuga foi caindo gradativamente, até que o grupo foi completamente anulado no início da subida final. Os homens da Sky tomaram a dianteira do pelotão, com Edvald Boasson Hagen ditando um forte ritmo. Tal velocidade fez com que vários grandes nomes "morressem" na subida, como Fränk Schleck (Radioshack-Nissan), Tony Martin (Omega Pharma-Quick Step) e Philippe Gilbert (BMC). Mas o principal deles foi Cancellara, o então camisa amarela, que se entregou a 5km da chegada.

No pequeno grupo que liderou a prova na escalada, estavam Wiggins, Cadel Evans (BMC), Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale), Boasson Hagen, Froome, Richie Porte (Sky), Rein Taramaae (Cofidis) e Denis Menchov (Katusha). Após alguns quilômetros, Froome assumiu a ponta no lugar do companheiro Boasson Hagen e ditou o ritmo. Menchov abandonou a dois quilômetros do fim.

Wiggins é o novo camisa amarela (Divulgação)
Restaram no quilômetro final Froome, Wiggins, Evans, Nibali e Taaramae, o que já colocaria Wiggins na liderança geral. Evans tentou um ataque a 400 metros da chegada, para levar a etapa e tentar diminuir os dez segundos de desvantagem que tem para Wiggins, possivelmente ficando com a maillot jaune. Mas Froome o marcou e, no trecho final, o mais duro da subida, roubou-lhe a ponta e atacou para a vitória. O australiano deu um último suspiro e conseguiu chegar em segundo, com Wiggins e Nibali chegando na seqüencia.

A classificação geral, agora, tem Wiggins na liderança, com 34h 21m 20s. Evans, atual campeão, é o vice líder, com 10 segundos de atraso e Nibali é o terceiro, 16 segundos atrás do britânico. Taaramae é o quarto, com 32 segundos de atraso e Menchov, mesmo tendo 50 segundos de atraso na etapa de hoje, é o quinto colocado, 54 segundos atrás de Wiggins.

A vitória de Froome na Planche des Belles Filles rendeu-lhe a camisa de montanhista, já que a vitória na subida final lhe renderam 20 pontos na disputa. Evans somou 16 pontos com o segundo lugar na etapa e é o vice-líder do prêmio de montanhista. Taaramae também se deu bem com a colocação na etapa, que lhe rendeu a camisa branca, que estava com Tejay Van Garderen (BMC) desde a primeira etapa.

Classificação da etapa

1 - Christopher Froome (GBR/Sky Procycling) 04h 58' 35''
2 - Cadel Evans (AUS/BMC) a 2s
3 - Bradley Wiggins (GBR/Sky Procycling) a 2s
4 - Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas-Cannondale) a 7s
5 - Rein Aramaae (EST/Cofidis Le CreditEn Ligne) a 19s
6 - Haimar Zubeldia (ESP/RadioShack-Nissan) a 44s
7 - Pierre Rolland (FRA/EurocpCar) a 46s
8 - Janez Brajkovic (ESQ/Astana) a 46s
9 - Denis Menchov (RUS/Katusha) a 5os
10 - Maxime Monfort (BEL/RadioShack-Nissan) a 56s

Classificação geral

1 - Bradley Wiggins (GBR/SkyProciclying) 34h21m20s'
2 - Cadel Evans (AUS/BMC) a 10s'
3 - Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas-Cannondale)a 16s
4 - Rein Aramaae (EST/Cofidis Le Credit en Ligne) a 32s
5 - Denis Menchov (RUS/Katusha) a 54s
6 - Haimar Zubeldia (ESP/RadioShack-Nissan) a 59s
7 - Maxime Monfort (BEL/RadioShack-Nissan) a 1m09s
8 - Nicolas Roche (IRL/AG2 La Mondiale) a 1m22s
9 - Christopher Froome (GBR/Sky Procycling) a 1m32s
10 - Michael Rogers (EUA/Sky Procycling) a 1m40s

Nenhum comentário:

Postar um comentário