domingo, 30 de janeiro de 2011

De equipe nova, Kreuziger vê Vinokourov como mentor

Roman Kreuziger, novo destaque da Astana (AFP)

Após uma destacada participação no Tour de France 2010, onde terminou em terceiro lugar entre ciclistas com 25 anos ou menos, o checo Roman Kreuziger chamou atenção da multi-campeã equipe cazaque Astana, do consagrado Alexander Vinokourov. Kreuziger vê uma boa oportunidade de crescimento, espelhando-se no companheiro de equipe, 13 anos mais velho.

Na apresentação da equipe nesta sexta-feira (28) em Mônaco, a equipe exibiu um misto de experiência e de renovação, com uma média de idade de 28 anos entre os 27 atletas, sendo dez deles novas contratações. O diretor da equipe, Giuseppe Martinelli, procurou conciliar na equipe duas gerações de corredores: um jovem e talentoso Kreuziger (de 24 anos), com um herói nacional, mais motivado do que nunca que é Vinokourov (de 37), que poderá encerrar a carreira após esta temporada. "Nós combinamos a antiga geração com aquela que está chegando agora, num time que tem grandes metas a longo prazo", explicou Kairat Kelimbetov, presidente da empresa estatal que patrocina a Astana, fornecendo um orçamento anual de 15 milhões de euros.

Vinokourov demonstra confiança naquele que é cotado para ser seu substituto após a aposentadoria. "Estamos muito confiantes nele. Ele ainda é muito jovem, mas já é profissional há seis anos. Ele tem um potencial enorme. Mesmo com as diferenças de uma prova de três semanas para uma prova diária (especialidade de Kreuziger), estou certo de que ele irá bem no Giro d'Italia deste ano", afirma o cazaque.

Kreuziger, vencedor de provas diárias como o Tour de Suisse e o Tour de Romandie, procura melhorar sua colocação em provas de Grand Tour, a começar por buscar o título no Giro deste ano - uma vez que, sem Vinokourov, o próprio Kreuziger será o capitão do time na prova. "Eu cheguei em um ponto de minha carreira onde sinto que preciso assumir responsabilidades. Vou para o Giro para vencê-lo", falou Kreuziger em seu novo uniforme, após cinco anos na Liquigas.

O checo fala em aproveitar a experiência de Vinokourov (foto), que será uma espécie de mentor para o jovem. "Estou muito feliz neste time, já me acostumei com todos. Preciso de uma novidade para me motivar de novo. Para crescer, este time foi a melhor solução. Sempre me disseram que esperava muito que os outros tomassem a iniciativa nas corridas e Vino irá me guiar agora, sobre quando é o melhor momento para atacar e me destacar nas corridas", explica Kreuziger.

Já a estrela cazaque não disputará o Giro este ano, para concentrar suas forças no Tour, pois afirma que este pode ser o último ano de sua vitoriosa carreira (afirmação que ele também fez no início de 2010). "Vou me concentrar no Tour, na Paris-Nice e nas Clássicas (das Ardenas). Com 37 anos, eu não posso correr ambas, Tour e Giro, e ser competitivo. É difícil dizer se vou continuar após este ano, pois quando você tem resultados e ainda está motivado... eu já tenho uma camisa rosa e uma dourada em casa, então, ainda me falta a amarela!", disse Vinokourov.

A Astana, então, apoiará Kreuziger no Giro e Vinokourov no Tour. Depois, provavelmente Kreuziger novamente na Vuelta, mas ainda não é certo. "Seremos competitivos durante todo o calendário. Temos dois grandes capitães, mas também temos muitas outras cartas a jogar. O time está muito mais aberto do que era no passado", afirmou Martinelli, satisfeito com o reformulado time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário