sábado, 29 de janeiro de 2011

Contador alega inocência e ataca sistema de testes anti-doping

Contador e Riis na entrevista coletiva desta sexta-feira (AFP)

Em entrevista coletiva programada para esta sexta-feira (28), o espanhol Alberto Contador, flagrado nos exames anti-doping do Tour de France de 2010, que apontaram a presença da substância Clenbuterol, alegou inocência no caso e desferiu pesadas críticas ao sistema de testes anti-doping utilizados no ciclismo profissional.

Enquanto sua equipe, a Saxo Bank-SunGard, treinava em Mallorca, na Espanha, o tri-campeão do Tour concedeu entrevista coletiva ao lado do manager do time, Bjarne Riis, no hotel em que a equipe se hospeda. "Farei o que for necessário para defender a minha inocência até o fim. A punição não é justa", alega o atleta.

Contador mantém a explicação de que o Clenbuterol encontrado em sua amostra de sangue foi ingerido de forma acidental, através do consumo de carne contaminada. "Eu nunca dopei. Penso que sou um exemplo de limpeza. Eu acreditava no sistema de testes, mas, hoje, não. Eu não acredito no sistema. Eu sei ao que estou exposto e por isso nunca dopei", afirma. "O único erro que cometi foi comer carne que contém Clenbuterol. Eu já havia feito uns 500 controles na minha vida, seja em minha casa, em aniversários, já me tiraram do cinema... e eu aceitava isso, pois sempre confiei no sistema, mas não acredito mais. O sistema é obsoleto e antiquado", opinou o espanhol.

Ele também reclama de ter ouvido da punição proposta pela Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC) atrvés da imprensa, ao invés de ouvir diretamente das fontes oficiais. "É vergonhoso que isso tenha saído na imprensa antes de eu ter sido comunicado oficialmente. Tudo isso me fez perceber as lacunas e o quão pobre o esporte se encontra, pois eu concedi e sofri tanto", disse Contador.

Mudando o discurso que deu em outubro, Contador, hoje, nega que se aposentará do ciclismo, caso seja realmente suspenso.

Riis, que o acompanhou na entrevista, não comenta as especulações sobre quais serão as atitudes da Saxo Bank, caso Contador seja realmente suspenso. "Ainda é especulação. Precisamos aguardar a decisão final. Estou ciente da possibilidade de Alberto não correr conosco este ano. Eu tenho um planejamento que inclui Alberto e um planejamento que não inclui, mas isto é algo que eu guardo em segredo no momento", explicou o dirigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário