domingo, 25 de setembro de 2011

Cavendish, com um sprint espetacular, é o novo campeão mundial

Cavendish foi o segundo britânico a vencer o título mundial na história (© Bettini)

Após 46 anos a Grã-Bretanha tem um campeão mundial de ciclismo de estrada. E não poderia ser ninguém além daquele que vem batendo todos os recordes de vitórias em sprints: Mark Cavendish. Se alguém poderia dizer que faltava algo para chamar Cavendish de o melhor sprinter do planeta, agora não falta mais.

"Eu tinha que vencer, não poderia ser um resultado diferente depois do trabalho que meus companheiros tiveram hoje", disse Cavendish. "Tínhamos oito caras e oito dos melhores do mundo. É incrível, nós dominamos a corrida do início ao fim e vencemos. Não consigo acreditar", falou o vencedor, aos prantos.

A vitória de Cavendish se mostrou improvável na reta final, quando o pelotão se encontrava compactado. À sua frente estavam vários australianos, alemães e noruegueses, com Cavendish escondido atrás deles. Mas o britânico lutou para encontrar as lacunas e conseguiu chegar à dianteira do pelotão.

Seu sprint começou quando restavam 150 metros para a linha de chegada. Como de costume, sua força de sprint lhe possibilitou abrir uma distância dos adversários em um primeiro momento, mas seu companheiro de equipe, o australiano Matthew Goss, conseguiu alcançá-lo.

A briga foi forte, com o alemão André Greipel, ex-companheiro de equipe de Cavendish, e o suíço Fabian Cancellara também disputando a vitória. Mas Cavendish conseguiu bater Goss por uma roda e levar para casa a camisa de arco-íris. Greipel ficou com a medalha de bronze, precisando do photo finish para mostrar que ficou à frente de Cancellara.
(© Bettini)
O ouro de Cavendish também deu a vitória para seu país no quadro de medalhas da competição. Ao todo, a Grã-Bretanha teve seis medalhas, duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. A Austrália ficou em segundo lugar, com duas de ouro, uma de prata e duas de bronze, enquanto a França, que era líder até ontem, ficou em terceiro, com duas de ouro, uma de prata e duas de bronze. 

Resultados

1 - Mark Cavendish (Grã-Bretanha) 5:40:27
2 - Matthew Harley Goss (Austrália)
3 - André Greipel (Alemanha)
4 - Fabian Cancellara (Suíça)
5 - Jurgen Roelandts (Bélgica)
6 - Romain Feillu (França)
7 - Borut Bozic (Eslovênia)
8 - Edvald Boasson Hagen (Noruega)
9 - Oscar Freire (Espanha)
10 - Tyler Farrar (EUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário