terça-feira, 19 de abril de 2011

Vamos esperar dois anos, quital?


Antes de mais nada, parabéns à Prefeitura de Belo Horizonte. Neste mês de abril, se iniciaram as obras de implatação de ciclovias em diversos pontos da capital mineira.

A proposta de melhoramento da mobilidade urbana da Prefeitura inclui a seguinte medida, voltada às ciclovias:

Propostas para beneficiar pedestres e ciclistas

- Dar continuidade ao programa Centro Vivo, revitalizando calçadas e travessias para pedestres, tornando-as acessíveis.
- Construir, aproximadamente, 11 km de ciclovias. Os novos trechos serão integrados aos atuais e ao transporte coletivo, compondo os trechos:
- Ciclovia Norte, integrada às ciclovias da Avenida Vilarinho, Avenida 12 de Outubro e Orla da Lagoa da Pampulha, que já possuem 20km de ciclovias, formando uma rede e estimulando a integração entre bicicletas e transporte coletivo nos bicicletários das estações do BHBus Venda Nova e Vilarinho:
- expansão da ciclovia do Vilarinho,construindo novo 0,5Km.
- reformulação e expansão (mais 5,5km) da ciclovia da Avenida 12 de outubro.
- Ciclovia Leste/Oeste (4,6 km), tendo como eixo principal as Avenidas dos Andradas e Teresa Cristina, através da construção de ciclovias ao longo dos novos trechos do Boulevard Arrudas:
- Avenida dos Andradas - 2,3Km
- Boulevard Arrudas - 2,3Km
Além das ciclovias, o programa Pedala BH contará com ações de educação aos ciclistas e motoristas, contemplando segurança e estímulo ao uso e implantação de equipamentos para estacionamentos de bicicletas, denominados paraciclos e bicicletários.

A comunicação do Município também se mostrou eficiente. Veja este pequeno vídeo criado, divulgando a proposta:



É tudo muito bonito. Porém, repare bem na data do vídeo (Criado em: 28/07/2009). A informação não é exibida, mas, para que se saiba, a proposta citada no início deste texto é datada de 20/03/2009, às 18:15:36.

Ou seja, tudo muito bonito, mas... por que o intervalo de mais de dois anos entre a criação da proposta e a sua execução? É algo tão burocrático a criação de 11 km de cliclovias?

Por que será?

É aquela velha máxima da política. Se vai fazer algo bom, gaste tempo para fazê-lo. Ainda mais quando as eleições estiverem próximas. Por que fazer uma obra que rende votos ainda no primeiro ano de mandato, quando se pode fazê-la meses antes do início da campanha eleitoral?

Difícil é imaginar a quantidade de autoridades municipais que fazem o uso da bicicleta como locomoção ou até mesmo apenas praticam o ciclismo. No interior do estado, mortes de ciclistas nas estradas são constantes. Será que elas simplesmente ignoram isso?

Como disse, a Prefeitura merece os parabéns por finalmente colocar em prática o projeto. Mas, certamente, muitos problemas nesses dois anos poderiam ter sido evitados. Se não problemas humanos - que parecem ignorados pelas autoridades -, a própria mobilidade urbana poderia estar incomparavelmente melhor. Ou não?

Comparação de malhas cicloviárias

Belo Horizonte: 22 km
Curitiba: 120 km
Rio de Janeiro: 152 km
Bogotá: 350 km
Distrito Federal: meta de 650 km até 2015

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