Gilbert celebra sua vitória na Amstel, no último domingo (Roberto Bettini)
O multicampeão Eddy Merckx rasgou ceda para Philippe Gilbert, da Omega Pharma-Lotto. Para a lenda, o compatriota belga é o grande favorito para a última Clássica de Primavera, a Liège-Bastogne-Liège, neste domingo.
"Estou realmente impressionado com o que ele vem conquistando. O que ele fez até agora é melhor que Merckx", brincou o belga. "Na Amstel, foi Gilbert quem liderou a perseguição a Andy Schlek, antes de ele mesmo o atacar. Mas, na Flèche, foi ainda mais incrível, pois ele não tinha nada a seu favor", explicou Merckx.
Só nesta semana, Gilbert, de 28 anos, venceu duas Clássicas de Primavera: a Amstel Gold Race (assim como em 2010), no domingo, e a La Flèche Wallone, na quarta-feira. Nesta temporada, ele também levou a Montepaschi Strade Bianche e chegou em terceiro na Milano-Sanremo.
"O grupo que começou a escalada do Mur de Huy (Flèche) estava bem maior que o normal e todos estavam muito confiantes de que conseguiriam vencer", contou Merckx. "Mas Gilbert fez um ataque 400m antes da chegada e acabou com todos", afirmou.
"Ele esperou por seu melhor momento e... isso é fácil de dizer depois do ocorrido, mas, no ciclismo, escolher o melhor momento para atacar não é tão fácil", explicou.
Merckx se disse confiante na vitória de Gilbert na Liège no domingo e acredita que "esta não será a cereja em seu bolo. A cereja vai ser na Torre Eiffel", exclamou.
Além de cinco Tour de France, cinco Giro d'Italia e uma Vuelta a España, Merckx também tem em seu currículo cinco Liège–Bastogne–Liège, sendo o maior vencedor da história da prova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário