Contador está teoricamente livre para correr o Tour (Roberto Bettini) |
O tribunal Arbitral do Esporte (TAS) divulgou um comunicado nesta quinta-feira (26) informando que o julgamento de Alberto Contador no caso de doping por Clenbuterol será adiado. A audiência estava marcada para os dias 6, 7 e 8 de junho, mas deverá ser realizada em meados de julho ou, no mais tardar, em setembro.
Com a mudança, é provável que o espanhol possa participar do Tour de France, que acontece entre os dias 3 e 24 de julho. Tri-campeão, o ciclista da Saxo Bank-SunGard foi o vencedor das duas últimas edições.
"Depois de um acordo entre os Apelantes e os Replicantes, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) aceitou o adiamento da audiência, para que ambas as partes tenham tempo suficiente para se preparar para tal audiência e para garantir a participação em pessoa de testemunhas e especialistas. Desta forma, o TAS decidiu por cancelar a audiência inicialmente marca para os dias 6, 7 e 8 de junho de 2011", informou o comunicado da instituição.
Apesar de o comunicado afirmar apenas que "as datas da nova audiência serão definidas o mais rápido possível", circula na imprensa espanhola a especulação de que essas datas serão divulgadas na segunda-feira.
A defesa de Contador deveria ser apresentada até o dia de amanhã. Os advogados do ciclista planejam apresentar o argumento de que a substância encontrada em seu organismo deriva da ingestão de uma carne, durante o Tour de 2010.
Organização do Tour demonstrou surpresa com o adiamento
A decisão do TAS não surpreendeu apenas os espectadores do ciclismo, mas também o diretor geral do Tour de France, Christian Prudhomme. Anteriormente, este exigia que a decisão sobre o caso fosse tomada antes da edição deste ano da prova.
Além de definir se Contador participa ou não do Tour de 2011, o veredicto também apontará se o Tour do ano passado permanece com Contador ou se será repassado para o vice-campeão Andy Schleck.
"Queremos acreditar que a decisão será tomada antes do início do Tour", afirmou Prudhomme. "Estamos surpresos porque o TAS declarou repetidas vezes que antes da partida já teríamos a decisão. Nós só podemos repetir o que viemos dizendo desde o outono: esperamos a resposta antes do Tour", disse.
Não se sabe quais providências a ASO, organizadora do Tour, tomará ou se as tomará. Até que saia a decisão, Contador está livre para competir normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário