Chegou ao fim neste domingo a 97ª edição do Tour de France, uma das edições mais emocionantes da história. Pela terceira vez (segunda consecutiva), o espanhol Alberto Contador (equipe Astana, foto acima) foi o grande vencedor, mesmo sem ter vencido sequer um estágio, completando o percurso em 91h 58min 48s.
Também pelo segundo ano seguido, o luxemburguês Andy Schleck (Saxo Bank) foi o vice-campeão, mas diminuindo consideravelmente sua diferença para o espanhol. Em 2009, ele chegou mais de quatro minutos atrás, sem vestir a camisa amarela em nenhuma oportunidade. Este ano, sua diferença foi de apenas 39 segundos, além de ter sido dono da camisa amarela por seis estágios. A diferença foi a quinta menor da história do Tour.
Após a folga de quarta-feira, os ciclistas retornaram para um dos estágios mais duros desta edição, saindo da cidade de Pau, passando por duas metas de montanha de categoria 1, e cruzando a linha de chegada em uma meta de montanha fora de categoria, o temido Col Du Tourmalet (clique aqui e veja fotos dos 100 anos do Tourmalet no TDF). Era consenso que seria a última oportunidade de Schleck tirar os oito segundos de atraso que tinha em relação a Contador, pois sabe-se que o rapaz não faz contra-relógios tão bons quanto Contador. Começando a escalada do Tourmalet, muitos tentaram atacar para vencer a etapa, mas ninguém suportou, além do líder e vice-líder. A 10km da chegada, Schleck atacou e se destacou do pelotão. Contador foi na roda. Os dois não foram mais alcançados e travaram, novamente, um duelo épico. Nem a neblina, nem a chuva e nem os milhares de espectadores que estreitavam a estrada, diminuíram o ritmo dos dois. Ao fim, eles chegaram juntos, com Schleck à frente. Mesmo sem tirar a diferença, Schleck não deixou de comemorar a vitória no estágio e parabenizar Contador (foto acima).
No dia seguinte, uma etapa plana de 198 km entre Salies-de-Béarn e Bordeaux. Para variar, o britânico Mark Cavendish (HTC Columbia) foi trazido por sua equipe e venceu a etapa no sprint final. Foi o quarto estágio vencido por Cavendish neste ano. O resultado não alterou nada na disputa pela camisa amarela, mas colocou Cavendish de vez na briga pela camisa verde (disputa por pontos).
A definição do título aconteceu ontem, no contra-relógio de 52 km entre Bordeaux e Pauillac. O vencedor, assim como no contra-relógio que abriu o Tour deste ano, foi o suíço Fabian Cancellara (Saxo Bank), considerado por muitos imbatível em contra-relógios na atualidade. Ele levou 1h00min56s para concluir o percurso. Em segundo lugar, também como aconteceu no prólogo do dia 3, ficou o jovem alemão Tony Martin (HTC Columbia), 17 segundos atrás. Dos quatro ciclistas que ainda disputavam a camisa amarela, o mais bem colocado foi o russo Denis Mecnhov (Rabobank), com 3min51s de atraso, sendo o 11º melhor tempo. Sua colocação lhe garantiu uma posição no pódio geral, pois ultrapassou o espanhol Samuel Sanchez (Euskaltel) e terminou em terceiro lugar geral. Na briga entre Contador e Schleck, a diferença foi menor que a prevista por muitos. Com um ótimo desempenho, Schleck levou apenas 31 segundos a mais que Contador para completar o percurso.
Já neste domingo, uma grande festa para finalizar o Tour, na chegada na avenida Champs-Elysées, em Paris. Disputa mesmo só na chegada, pois ainda seriam distribuídos pontos para os que vencessem as duas metas volante (planas) e os 25 primeiros que cruzassem a linha de chegada, definindo assim o dono da camisa verde. O vencedor, assim como no ano passado e pela quinta vez em 2010, foi Cavendish, ganhando mais 35 pontos. Mas não foi suficiente para tirar a diferença para o então dono da camisa, o italiano Alessandro Petacchi (Lampre), que acabou chegando em segundo lugar e ficou com a camisa verde.
Resultados finais – site oficial: www.letour.fr/
Camisa amarela – líder geral
1º - Alberto Contador, Astana (91h 58min 48s)
2º - Andy Schleck, Saxo Bank (91h 59min 27s)
3º - Denis Menchov, Rabobank (92h 00min 49s)
Camisa verde – líder por pontos
1º - Alessandro Petacchi, Lampre (243 pontos)
2º - Mark Cavendish, HTC Columbia (232 pontos)
3º - Thor Hushovd, Cervelo (222 pontos)
Camisa branca – líder entre ciclistas até 25 anos
1º - Andy Schleck, Saxo Bank (91h 58min 48s)
2º - Robert Gesink, Rabobank (92h 08min 19s)
3º - Roman Kreuziger, Liquigas (92h 10min 42s)
Camisa branca com bolinhas – melhor escalador
1º - Anthony Charteau, Bbox (143 pontos)
2º - Christophe Moreau, Caisse d’Espargne (128 pontos)
3º - Andy Schleck, Saxo Bank (116 pontos)
Equipes
1º - Radioshack, EUA (276h 02min 03s)
2º - Caisse d’Espargne, Espanha (276h 11min 18s)
3º - Rabobank, Holanda (276h 29min 52s)