segunda-feira, 26 de março de 2012

Análise da vitória de Evans

(PresseSports/B.Papon)

O repórter australiano Rupert Guinness, do jornal de seu país "The Sidney Morning Herald", fez uma brilhante análise sobre a vitória de Cadel Evans na prova Critérium International, especificamente na terceira e última etapa. Mesmo sem ter vencido a etapa, o atual campeão do Tour de France efetuou um memorável ataque no Col de l'Ospedale (vídeo abaixo), no trecho em que a inclinação era de 10,4%, durante um quilômetro.  Na análise de Guinness, ele exalta e explica todo o trabalho dos companheiros de Evans durante a etapa e também fala da importância desta vitória para a temporada do australiano, que defende a maiilot jaune em juho.

Confira a matéria de Guinness, "Clever Corsican win sends out a huge warning to Evans's Tour rivals" ("Inteligente vitória em Córsega manda um enorme aviso aos rivais de Evans no Tour"): clique aqui. Abaixo, um vídeo do ataque final de Evans.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Paris-Nice: resultados da etapa 2

Boonen vence etapa, Wiggins veste amarelo

(AFP)
No sprint, o belga Tom Boonen (Omega Pharma-Quick Step) venceu a segunda etapa do Paris-Nice 2012, batendo o espanhol Jose Joaquin Rojas (Movistar) e o alemão John Degenkolb (Project 1T4i) brilhantemente. Boonen fez parte do grupo da fuga, que atacou a cerca de 90 km do fim, ao lado de Bradley Wiggins (Sky), Levi Leipheimer (Omega Pharma-QuickStep) e Tejay Van Garderen (BMC), entre outros.

Gustav Larsson (Vacansoleil-DCM), que ganhou a liderança ao vencer o contra-relógio de ontem, os irmãos Fränk e Andy Schleck (Radioshack-Nissan) e o atual campeão da prova, Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep), ficaram todos minutos atrás do grupo da fuga, composto por 21 corredores. Murilo Fischer (Garmin-Barracuda) cruzou a linha com 2:29 minutos de atraso.

Por ter ficado a apenas um segundo da vitória no contra-relógio de ontem, o britânco Wiggins assume a camisa amarela, seis segundos à frente do vice-líder Leipheimer e sete à frente do terceiro colocado Boonen. O belga é o dono da camisa verde, liderando a disputa com 35 pontos. Já Van Gardere, quarto colocado no geral, é o melhor colocado entre os jovens, ficando com a camisa branca.

Resultados

1 - Tom Boonen (Omega Pharma-Quick Step) 4:22:15     
2 - Jose Joaquin Rojas (Movistar Team)
3 - John Degenkolb (Project 1T4i)
4 - Sep Vanmarcke (Garmin-Barracuda)
5 - Francesco Gavazzi (Astana Pro Team)
6 - Angel Vicioso (Katusha Team)
7 - Maxime Monfort (RadioShack-Nissan)
8 - Taylor Phinney (BMC Racing Team)
9 - Alejandro Valverde (Movistar Team)
10 - Geraint Thomas (Sky)


Paris-Nice: resultados da etapa 1

Por um segundo, Larsson vence Wiggins no CR
 
Larsson vence o CR de abertura (© Roberto Bettini)
Foi dada a largada para a Paris-Nice neste domingo (4), com um contra-relógio individual. Na primeira das oito etapas da prova, o campeão sueco de CR, Gustav Larsson (Vacansoleil-DCM), levou 11:19 minutos para completar o percurso de 9,4 km entre Dampierre-en-Yvelines e Saint-Rémy-lès-Chevreuse, municípios a poucos quilômetros de Paris.

Apenas um segundo atrás, ficou o campeão britânico Bradley Wiggins (Sky), vencedor de outra prova francesa no ano passado, a Critérium du Dauphiné. A grande decepção do dia ficou por conta do alemão Tony Martin, que fez sua estréia pela nova equipe, a Omega Pharma-QuickStep. Campeão mundial de CR, Martin chegou 25 segundos atrás de Larsson, na 28ª posição.

Amanhã, etapa plana de 185,5 km entre Mantes-la-Jolie e Orléans, com uma pequena subida de 1,5 km no Côte des Granges-le-Roi. Abaixo, confira os resultados e o vídeo da primeira etapa.

1 - Gustav Larsson (Vacansoleil-DCM) 0:11:19    
2 - Bradley Wiggins (Sky Procycling) 0:00:01    
3 - Levi Leipheimer (Omega Pharma-Quick Step) 0:00:04    
4 - Tejay Van Garderen (BMC Racing Team) 0:00:09    
5 - Thomas De Gendt (Vacansoleil-DCM) 0:00:12    
6 - Sylvain Chavanel (Omega Pharma-Quick Step)
7 - Rein Taaramae (Cofidis Le Credit En Ligne) 0:00:13    
8 - Markel Irizar Aranburu (RadioShack-Nissan)
9 - Rémi Pauriol (FDJ-Bigmat) 0:00:15    
10 - Jerome Coppel (Saur-Sojasun)
11 - Tom Boonen (Omega Pharma-Quick Step)

domingo, 4 de março de 2012

Para começar bem sua temporada, Cancellara leva a Strade Bianche

Cancellara conseguiu uma dominante vitória (Steep Hill)
Buscando apagar a fraca temporada que fez em 2011, o suíço Fabian Cancellara (RadioShack-Nissan) conseguiu uma imponente vitória na prova italiana Strade Bianche, neste sábado (3).

Foi a segunda vitória de Cancellara na prova, que foi realizada pela sexta vez apenas. O campeão suíço havia vencido a edição de 2008. Com um ataque em subida a cerca de 12 quilômetros da chegada, "Spartacus" não foi mais alcançado e conseguiu uma tranqüila vitória, com 42 segundos de vantagem para o segundo colocado, o cazaque Maxim Iglinsky (Astana).

A dupla da BMC, Alessandro Ballan e Greg Van Avermaet, dois dos grandes candidatos à vitória, se contentaram com a quarta e a quinta posição, respectivamente. Roman Kreuziger, que reúne grandes expectativas para esta temporada, conseguiu a sexta posição. Vincenzo Nibali (Liquigas-Cannondale), Daniele Bennati (RadioShack-Nissan) e Giovanni Visconti (Movistar) levaram quase quatro minutos de atraso. Philippe Gilbert (BMC), ciclista da temporada no ano passado, levou quase oito.

Melhores momentos


Último quilômetro



Classificação

1 - Fabian Cancellara (RadioShack-Nissan) 4:44:59    
2 - Maxim Iglinsky (Astana Pro Team) 0:00:42    
3 - Oscar Gatto (Farnese Vini-Selle Italia)
4 - Alessandro Ballan (BMC Racing Team) 0:00:46    
5 - Greg Van Avermaet (BMC Racing Team) 0:00:48    
6 - Roman Kreuziger (Astana Pro Team) 0:01:03    
7 - Francesco Reda (Acqua & Sapone) 0:01:45    
8 - Francesco Ginanni (Acqua & Sapone) 0:01:47    
9 - Elia Favilli (Farnese Vini-Selle Italia)
10 - Johan Vansummeren (Garmin-Barracuda)

Calendário do WorldTour 2012



Confira abaixo o calendário do WorldTour UCI de 2012.