terça-feira, 11 de outubro de 2011

Gran Piemonte: um aperitivo antes do Lombardia

Gilbert, vencedor da edição do ano passado (Divulgação)
Acontece nesta quinta-feira a volta do Gran Piemonte, ou Giro del Piemonte, prova clássica italiana que antecede o Giro di Lombardia, última clássica do calendário do ProTour, que acontece neste sábado. Em sua 98ª edição, o Gran Piemonte deu início a histórias de grande sucesso no ciclismo mundial.

Foi no Gran Piemonte que Fausto Coppi, um dos maiores ciclistas da história, se apresentou para o mundo. Em 4 de junho de 1939, conta a história, Coppi, de apenas 20 anos, liderava a prova em uma subida no vilarejo de Moriondo Torinese, à frente de Gino Bartali, outra lenda do ciclismo italiano e mundial. Porém, mais adiante, a corrente da bicicleta de Coppi se soltou e, enquanto ele parou para consertá-la, foi passado por Bartali e Cesare Del Cancia. No ano seguinte, o jovem Coppi venceria o primeiro de seus cinco Gior d'Italia.

Altimetria da prova
As últimas duas edições do Gran Piemonte foram as prévias do Lombardia, com o vencedor da primeira sendo, também, o vencedor da segunda. Foi o belga Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto), vencedor em 2009 e 2010. Considerado o "Rei das Clássicas", Gilbert chega como amplo favorito para o tricampeonato, tanto em Piemonte, quanto na Lombardia. Se vencer, Gilbert iguala Giovanni Gerbi, único tricampeão da prova, que venceu as três primeiras edições, entre 1906 e 1908.

Quem pode incomodar Gilbert é outro jovem ciclista que, assim como Gilbert, vem tendo muito destaque na temporada: Mark Cavendish, o novo campeão mundial. O britânico vem batendo recordes atrás de recordes em 2011, incluindo vitórias como a Camisa Verde do Tour de France e o Campeonato Mundial na Dinamarca.

Porém, a altimetria da prova favorece Gilbert. Apesar da altimetria não apresentar subidas tão duras e, nos últimos dez quilômetros, ser plana em quase sua totalidade, os dois quilômetros finais apresentam um pequeno aclive de 400 metros de comprimento, com com ponto de inclinação máxima de 8%. O aclive termina a 900 metros da chegada, com uma descida. Ou seja, quem vencer primeiro esta subida, deverá ser o vencedor da prova.

Últimos dez quilômetros
Outros grandes nomes que correrão a prova serão Samuel Sanchez, Alessandro Ballan, Giovanni Visconti, Joaquin Rodriguez, Filippo Pozzato e Daniele Bennati.

O percurso terá 199 quilômetros, entre as cidades de Piasco e de Novi Ligure, passando pelas cidades de Villafalletto, de Fossano, de Dogliani, de Monforte d'Alba, de Alba, de Acqui Terme, de Gavi e de Serravalle Scrivia. A volta parte por volta das 5h da manhã no horário brasileiro e termina por volta das10h da manhã.
Percurso da prova

Nenhum comentário:

Postar um comentário