quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Grande favorito, Martin bate recorde e vence CR masculino

Martin confirma ótima temporada e vence com facilidade (http://www.copenhagen2011.dk/)
O alemão Tony Martin venceu hoje o contrarrelógio masculino elite no Campeonato Mundial e sagrou-se, pela primeira vez na carreira, campeão máximo da categoria. Ele havia conseguido o bronze em duas outras oportunidades, 2009 e 2010, e nesta temporada havia vencido os contrarrelógios do Tour de France e da Vuelta a España. A vitória veio com grande facilidade, com mais de um minuto para o segundo colocado, e um novo recorde de velocidade.

O percurso de 46,4 quilômetros foi concluído pelo atleta da HTC-Highroad em 53:43 minutos, uma velocidade média de 51,8 km/h, sendo o maior da história dos campeonatos mundiais de CR. O recorde anterior pertencia ao suíço Fabian Cancellara, terceiro colocado hoje e tetra campeão mundial. Em 2009, ele estabeleceu a marca de 51,6 km/h, no mundial da Suíça.

Cancellara, um dos nomes de maior destaque em contrarrelógios na história, não conseguiu mais que o terceiro lugar, confirmando a má fase que viveu nesta temporada. Com 1:20 minuto de atraso para Martin, o suíço protagonizou erros infantis em curvas do circuito, chegando a colidir com a cerca de proteção da pista. O britânico Bradley Wiggins se recuperou, após ter ido mal nas duas primeiras voltas no circuito, e conseguiu bater Cancellara na briga pela prata.

"Tony mereceu vencer mais do que qualquer um", afirmou Cancellara. "Eu me senti bem no começo, mas não encontrei o ritmo. Na Vuelta e nos meus treinamentos, eu tinha me sentido muito bem, mas hoje foi um novo dia e o resultado não veio", completou.
Absoluto, Martin bateu recorde de velocidade (http://www.uci.ch/)

Desde a criação da prova, em 1994, Martin é o terceiro alemão a conseguir a vitória. Os outros foram Jan Ullrich, em 1999 e 2001, e Bert Grabsh, em 2008. A vitória também colocou a Alemanha na vice-liderança do quadro de medalhas em Copenhague, com duas de ouro e uma de bronze. A líder ainda é a Austrália, com duas de ouro e duas de bronze.

"Foi muito importante para mim chegar na corrida e conseguir encontrar um bom ritmo", disse Martin. "Hoje eu estava com as pernas boas, a velocidade foi bem alta e tudo foi perfeito. Acho que encontrei o modo perfeito de se preparar para um contrarrelógio de um dia, correndo a Vuelta. Acho que vou me preparar dessa forma para os próximos Mundiais", falou o campeão.

Amanhã, 22, dia de folga para os competidores. Na sexta-feira, acontecem as disputas pelos títulos mundiais júnior feminino e sub-23 masculino. No sábado, as categorias júnior masculino e feminino elite serão contempladas, enquanto a prova masculina elite acontece no domingo, encerrando o Campeonato Mundial e definindo todos os donos das camisas de arco-íris pelos próximos 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário